Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Artigos / Luiz Fernando Fernandes

18/05/2020 | 09:23

Segunda-Feira correria de primeira

A segunda-feira chegou e com ela a correria, mas aqui quero abrir uma reflexão.
Que correria é esta. Estamos correndo atrás ou em busca de que. 

Você corre feito um louco para chegar no horário no trabalho e mantem o pique ao longo do dia e ai vem a parte triste desta história, no final do dia, por estar cansado demais, você deixa de fazer coisas que de fato valem a pena. 

Vou listar apenas algumas delas. 
Brincar de fazer cócegas nos filhos. Eles correm do papai, gritam. Tem um sorriso que só é expressado neste tipo de brincadeira, quem fez ou faz sabe do que eu estou falando. Os olhinhos da criança brilham e quando o sorriso chega ao olhar a mágica que estou descrevendo acontece. 

Brincar com o cachorro, é isso mesmo. O nosso melhor amigo também gosta de atenção. A satisfação dele será expressa com carinhas e língua de fora. Brinque de esconde e esconde com ele e deixe ele louquinho correndo atrás daqueles bifinhos vendidos nas lojas especializadas.  

E se você acha que é brincadeira demais, vamos então para algo mais sério. Assistir televisão. Mas não é ficar nas emissoras abertas que estão cada vez mais carcomidas pelo poder e perderam a capacidade de sonhar e fazer os outros sonharem. Assista um canal que passe filmes para a família, a Disney é campeã nisso. Assistir por exemplo a nova versão da Cinderela, lá pela metade do filme a Cinderela dança com o príncipe, esta é a hora ideal para pegar sua filha e tira-la para dançar. Você vai ver aquele sorriso novamente e tenho certeza que seu coração vai se iluminar. 

Fazer algo pela esposa, uma janta, um chimarrão, um tereré, uma conversa sobre como foi o dia dela, fazer algo que de fato ela goste. Mostre quem é o macho, o homem da casa, o varão. 
A lista é interminável, passa por passeios no final de semana a idas a piscina e por ai vai. Algumas coisas vão exigir dinheiro para começar e outras apenas boa vontade. 

A pergunta que fica é por que correr tanto, na verdade pra que, se no final você vai se transformar num estranho para aqueles que te amam e em muitos casos alguém a ser evitado. Você não precisa ser o cara na ponta do sofá, silencioso e perdido na TV que te oferece um conteúdo tão perdido quanto. 

A maior novela de todas é escrita todos os dias por você e sua família. Vocês são os protagonistas do filme tão incrível que até aqui Holywood não conseguiu reproduzir.

Então pare de ser um excelente trabalhador e um péssimo pai. Aquele que nunca chega atrasado para o trabalho e que acaba não sendo mais esperado pela família. Aquele que sorri para todos ao longo do dia e se torna o carrasco daquele que passar em frente a TV. 

Enfim, basta você querer, basta você começar. Hoje pode ser um dia diferente, um dia que pode terminar de uma maneira que nem mesmo você e tão pouco a sua família imaginaram que seria possível. 

Ao chegar em casa nada de ligar a TV, vá conversar com o pessoal, bater papo. Com os filhos você pode falar sobre o dia na escola. Com a esposa sobre o trabalho. Com o cachorro aquela linguagem quase infantil coma voz bem fininha, tipo: caaaddeeeee oooo  fliliiinnhooo peeeluuudooo do pppaappppaiiii... 

Comece agora, faça hoje. Esta correria, que aprisiona muitos de nossos amigos e talvez até mesmo nós, é uma armadilha que vai acabar matando tudo pelo que você tem trabalhado. Lá na frente quando finalmente você achar que pode parar, você terá se distanciado tanto da sua família que a única coisa que vai lhe restar e sentar no canto do sofá e ligar a TV para mais uma dose de coisas sem importância e sem sentido. 
Pensei nisso. 

Luiz Fernando Fernandes é jornalista em Cuiabá.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet