Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Artigos / Rodrigo Furlanetti

08/02/2021 | 14:11

REFIS - O parcelamento sempre é um bom negócio?

O instrumento de planejamento tributário denominado refis, nem sempre poderá ser uma boa opção.
É possível que muitos débitos possam estar prescritos pelo decurso do tempo, o que por certo, o refis irá em tese ressuscitar os créditos tributários.
De outro lado, uma hipótese costumeira, são débitos passíveis de nulidade tributária, o que após o parcelamento judicial,
salvo melhor juízo, não poderá o contribuinte questionar tais pendências, haja vista, o termo de confissão de dívida efetuado.
Navegando nessas águas, o refis é um excelente instrumento, desde que, estudado com calma junto ao profissional habilitado,
pensando, na quantidade de parcelas, e na taxa de juros que está sendo paga.
Caso contrário, o refis poderá ser um pesadelo por longos anos que o contribuinte terá que arcar, muitas vezes, de forma indevida.
Respondendo a indagação proposta, o refis é a "última alternativa" do contribuinte.
Ou seja, quando não se tem qualquer outra alternativa, poderá o contribuinte com calma, estudar a quantidade de parcelas adequada, e
a quantidade de juros que poderá ser mais vantajosa para este parcelamento.
De mais a mais, é importante ficar atento, pois, os órgãos públicos, oferecem o refis como algo muito bom,
contudo, muitas vezes é o pior caminho a ser seguido, mormente, parcelamentos extensos que poderão onerar vultosamente, o contribuinte.
Do exposto, a melhor saída para o contribuinte é se defender, e em último caso, efetuar o refis com quantidade de parcelas adequadas ao seu planejamento financeiro.
Rodrigo Furlanetti

Rodrigo Furlanetti

é Consultor Tributário em Mato Grosso
ver artigos

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet