Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Artigos / Francisney Liberato

23/03/2023 | 08:16

Efeito placebo

Diversas pesquisas conseguiram comprovar o chamado efeito placebo, que consiste na sensação de alívio dos sintomas de determinada doença e dor sem tomar uma medicação verdadeira e real.

 

A pessoa não toma os remédios verdadeiros, mas pensa que está tomando. Ainda que, do ponto de vista fisiológico, o organismo não seja beneficiado com o tratamento, as pílulas de farinha ou de açúcar são capazes de agir sobre o bem-estar do paciente com tanta eficácia quanto as drogas farmacêuticas, isto é, de forma psicológica.

“Os cientistas começam a reconhecer o poder do efeito nocebo. Uma revisão feita na Alemanha em 2012 afirma que ele é responsável pelas taxas de abandono nos grupos de controle dos estudos clínicos – as pessoas acreditam que o medicamento falso que estão tomando é o medicamento verdadeiro e, portanto, apresentam os possíveis efeitos colaterais. Um estudo italiano informou a pessoas com e sem intolerância à lactose que elas receberiam lactose para avaliar o efeito em seu intestino. Metade das que tinham intolerância e um quarto das que não tinham intolerância relataram sintomas desagradáveis depois que todas elas haviam tomado uma inofensiva dose de glicose. Um participante do estudo clínico de um medicamento teve uma diminuição perigosa da pressão arterial por superdosagem do que ele pensava ser um antidepressivo – sua pressão arterial só se normalizou quando ele soube que havia tomado uma substância inerte”.

Percebeu como é interessante o efeito placebo? As pesquisam mostraram que os efeitos do remédio verdadeiro e do remédio falso são iguais, em alguns casos, o remédio falso teve um efeito melhor do que o verdadeiro.

 

No mundo em que vivemos, as doenças psicossomáticas crescem assustadoramente. Muitos indivíduos criam a dor de doença que não existe efetivamente.

 

Quando vão ao consultório, alguns médicos utilizam o remédio de açúcar, e o efeito é aceitável, pois é melhor do que drogar o paciente.

 

Veja que o resultado do efeito placebo consiste naquilo em que se acredita, ou seja, se você acreditar que é possível ser aprovado em um concurso público, certamente você será capaz de conseguir cumprir isso. Por outro lado, se você acredita que não é inteligente (efeito nocebo), certamente o seu cérebro pensará dessa forma.

 

De uma coisa estou convicto, de todo modo: a forma como você pensa é o que de fato ocorrerá.

 

Não estou dizendo que você não deve reconhecer os seus erros e falhas, mas sim que, mesmo reconhecendo, é possível pensar de forma positiva, pois o efeito placebo aparecerá e lhe trará bons resultados. Pense nisso e comece a acreditar mais em você!
Francisney Liberato

Francisney Liberato

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
ver artigos
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet