Mato Grosso,
Terça-feira,
30 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Artigos / Gonçalo Antunes de Barros

30/05/2023 | 08:12

​Os pensadores da civilização III

Mário Ferreira dos Santos, um pensador multifacetado. Renomado filósofo brasileiro, contribuiu em diversas áreas do conhecimento. Nascido em Santos (1907), dedicou sua vida ao estudo e à disseminação do pensamento filosófico, deixando um legado impactante e duradouro.

Foi educador e conferencista, ministrando aulas em diversas instituições educacionais e promovendo palestras em todo o Brasil. Detinha uma abordagem didática e envolvente, acessível, buscando transmitir seu conhecimento de maneira clara e objetiva. Cativava os alunos, notadamente por entregar-se aos debates, estimulando o pensar crítico e o conhecimento.

Ao longo de sua carreira, Mário Ferreira dos Santos desenvolveu uma abordagem filosófica original e multifacetada, que transcendeu as fronteiras das correntes tradicionais. Sua obra incluiu a filosofia, teologia, ciências sociais e naturais, política e educação. Essa ampla abrangência de temas reflete sua visão holística e sua compreensão profunda da interconexão entre os diferentes campos do conhecimento humano.

Uma das principais contribuições de Ferreira dos Santos foi pensar a filosofia de forma integrada, buscando articular os “insights” das diferentes tradições filosóficas em um quadro coeso e abrangente. Em sua obra principal, “Introdução à Filosofia”, explora os principais sistemas filosóficos desde a antiguidade até os dias atuais. Essa obra destaca-se pelo rigor intelectual e pela clareza expositiva, tornando-a uma referência indispensável para estudantes e pesquisadores.

Mas não foi só na filosofia que esse pensador brasileiro se destacou. Também foi um teólogo influente. Sua investigação teológica foi profundamente enraizada em sua formação católica, mas ele buscava estabelecer um diálogo aberto e crítico com outras tradições religiosas. Sua abordagem teológica abrangente e respeitosa reflete seu compromisso em compreender a natureza da fé e seu papel na sociedade contemporânea.

No campo político, Ferreira dos Santos defendia uma visão democrática e pluralista, baseada na liberdade individual e na valorização do bem comum. Sua obra “Democracia e Liberdade” aborda questões fundamentais da política, oferecendo uma análise crítica dos sistemas políticos contemporâneos e propondo princípios para uma sociedade mais justa e equitativa. Sua defesa apaixonada da democracia e dos direitos humanos ecoa até hoje, influenciando gerações de pensadores e ativistas, considerando, ainda, que o período era conturbado da história do país, mas defendia firmemente os direitos humanos e a liberdade de expressão.

Ferreira dos Santos também fez importantes contribuições para o campo das ciências sociais, em particular para a sociologia. Sua obra “Introdução à Sociologia” é um estudo abrangente das estruturas sociais, instituições e dinâmicas que moldam a vida em sociedade. Abordou questões complexas, como a relação entre indivíduo e sociedade, os processos de mudança social e as dinâmicas de poder.

Embora tenha alcançado reconhecimento e influência em sua época, frisa-se que a obra de Mário Ferreira dos Santos foi, em certa medida, subestimada e até mesmo negligenciada durante parte de sua vida. Não recebeu o mesmo nível de visibilidade e prestígio que alguns de seus contemporâneos. Porém, tal cenário mudou profundamente após sua morte, transformando-o num dos maiores pensadores brasileiros do século XX.

É dele: …” tudo quanto existe se separa, conhece abismos… E o tempo é enquanto não é; e não é enquanto é” (Filosofia da Crise).

É por aí…

Gonçalo Antunes de Barros Neto é professor de Filosofia e mestre em Sociologia (UFMT)
Gonçalo Antunes de Barros

Gonçalo Antunes de Barros

Gonçalo Antunes de Barros Neto tem formação em Filosofia e Direito.
ver artigos
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet