Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Artigos / Manoel Silva

20/11/2017 | 08:52

20 de Novembro, dia da consciência negra!

Zumbi dos palmares foi líder quilombola e um personagem da história do país. Representa a luta do negro contra a escravidão do Brasil colonial. Zumbi lutou não apenas pela libertação dos negros do Quilombo dos Palmares, mas também pela liberdade de milhares de outros negros escravizados no Brasil.

No dia 20 de novembro de 1695, Zumbi dos palmares é preso e degolado. A data foi considerada como dia Nacional da Consciência Negra. Oficialmente, é instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011; sendo respeitada como feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais.

Neste ano, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 296/15, do deputado Valmir Assunção (PT-BA), que transforma o Dia Nacional da Consciência Negra em feriado em todo o País. Em Mato Grosso, a data já é comemorada como feriado em todos os munícipios do estado desde o ano de 2002, conforme a Lei Estadual nº 7879/2002.

20 de Novembro representa renovação do espírito de luta para defender as conquistas obtidas e avançar. É momento para lutarmos por políticas afirmativas, de combate à intolerância contra as religiões de matriz africana, de lutar por políticas públicas contra o extermínio da juventude negra e por acesso digno a serviços de saúde.

É uma data em que o movimento negro lembra da morte de um herói negro, um momento de reflexão, de resgatar e reafirmar a disposição de luta dos afro-brasileiros.

Lembrar que o negro sempre esteve ligado ativamente ao sofrimento que lhe era imposto; tudo começa nas viagens longas nos navios negreiros.

Somos negros todos os dias! 20 de Novembro só é um momento de reflexão e de reivindicar nossas lutas.

Avançamos muito, mas ainda há muito a ser feito. Vivemos em uma sociedade racista, machista e homofóbica. Eu sonho com um país livre de preconceito e que todos entendam o significado de estado laico.

Viva a diversidade! Viva o Brasil!
Manoel Silva

Manoel Silva

É Jornalista, graduando em letras, Conselheiro Municipal de Promoção e
Igualdade Racial de Cuiabá e Conselheiro Estadual de Promoção e Igualdade Racial de
Mato Grosso.
ver artigos

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet