Imprimir

Imprimir Artigo

10/08/2020 | 08:49

Ser pai


Dizem que o idoso é um jovem que deu certo. Partindo deste princípio não entendo muito bem quando vejo um idoso sendo abandonado pelos seus, ou então quando vejo filhos deixando seus pais de lado, principalmente num dia tão especial como o dia dos pais. 

Vou contar um pouco do que passei neste dia. Sou pai de 05 filhos, um deles já não está entre nós, é uma estrelinha no céu de meu Deus. Malik nos deixou depois de passar anos lutando pela vida depois de um afogamento na piscina de um vizinho.

Os demais são todos guerreiros que lutam dia a dia para sobreviverem neste mundão. 
A rapa do tacho, se é que podemos classificar assim, passou a madrugada escrevendo uma série de pequenos papeis onde classificou muito de nossa relação. Dividiu nossas coisas em cores, vermelho frases de amor, azul melhores momentos e amarelo motivos de te amar. Foi uma madrugada inteira em claro e quando acordei pela manhã lá estava o meu presente na cabeceira da cama. 

Passei a manha lendo cada frase escrita e pude constatar como são importantes os momentos que passamos juntos, as pequenas coisas que realizamos. 

Engraçado como as crianças são havidas em demonstrar o que de fato vale a pena numa relação. Valorizam mais uma pequena brincadeira de tucutar do que o brinquedo da moda. 
Então se você de fato quer fazer aquilo que vai valer a pena e marcar a vida de seus filhos, pare de pensar em coisas grandiosas e comece a se especializar em pequenas coisas, brincadeiras e jogos que só uma criança irá entender. 

Meus filhos mais velhos não aproveitaram tanto assim, na época eu estava focado demais na faculdade e no trabalho e acabei destinando pouco tempo para eles. Hoje me arrependo, mas o tempo é implacável e não te dá uma segunda chance, passou, passou. 

Então para não se arrepender no futuro aproveite o agora, cada idade tem uma mágica e aproveitar estes momentos vão fazer toda a diferença para você e para eles. 
Não sei como foi o seu dia dos pais. Se vocês se reuniram e deram boas risadas, se relembraram histórias e se conseguiram escrever novos capítulos para o próximo dia dos pais. Do fundo do meu coração espero que vocês tenham conseguido avançar.

Nosso dia terminou em meio a pirulitos e muitas risadas. E assim como minha filha mais nova me mostrou o quanto estamos acertando, os mais velhos cada um a sua maneira me fizeram ver que mesmo errando acabei acertando também. A vida é assim, uma série de fatores que juntos formam a grande colcha de retalhos que vamos tecendo em nossa existência.  
Luiz Fernando Fernandes é Jornalista em Cuiabá. 
 
 Imprimir