Imprimir

Imprimir Artigo

19/05/2021 | 11:37 - Atualizado: 19/05/2021 | 11:40

Pais narcisistas e a proteção dos filhos

O narcisismo perverso é um transtorno de personalidade, denominado de TPN – Transtorno de Personalidade Narcisista, sendo uma patologia e pode ser equiparada à uma psicopatia.

O narcisismo, assim como os demais transtornos de personalidade, é identificado ao longo de um contínuo, ou seja, de “normal/benigno” (baixa intensidade) a “patológico/maligno” (alta intensidade). Quanto mais traços narcisistas, maior a proximidade do extremo patológico.

Pais narcisistas criticam e cobram muito os seus filhos, afirmam que amam suas proles, todavia, agem de forma a causar sofrimento.  Os filhos além de frustrados, crescem sem confiança, correndo riscos de desenvolver distúrbios e doenças. 

Segundo a Psicóloga Silvia Malamud “As relações entre pais narcisistas e seus filhos acontecem num clima condicional, sob o pano de fundo da crítica, onde os filhos frequentemente sentem que nunca serão suficientemente bons perante o julgamento do que seria o ideal para esses pais. Permanecem, portanto, subjugados e reféns, com as vidas paralisadas à espera de um mínimo de aprovação ou uma migalha de afeto. A impressão é que tais filhos existem apenas para servir aos seus interesses e necessidades.”

Pais narcisistas perversos não têm a menor capacidade empática ou afetiva, porque o Narcisista Perverso não tem empatia por qualquer ser humano.

Em suas manobras manipuladoras, genitores Narcisistas Perversos têm o objetivo de exercer cada vez mais poder sobre os filhos, e se estiverem divorciados do outro genitor, irão manipular os filhos e jogar uns contra os outros.

Nesse cenário de psicopatia, irmãos que convivem com pais narcisistas são envolvidos em uma guerra fria promovida pelo genitor Narcisista, o genitor estimula a todo momento o confronto entre os filhos. Nesse núcleo familiar não existe harmonia, amor e tranquilidade.

Os filhos, por sua vez, costumam ser inseguros sobre suas atitudes e sobre a validade de suas conquistas. Enquanto não despertam, permanecem atados à esses pais, na espera de que ao menos uma vez na vida tais momentos de aparente benevolência e amor se tornem reais.

Para proteger os filhos menores é necessário afastá-los do convívio do genitor narcisista perverso, o que não será uma tarefa fácil, levando em conta que este tipo de transtorno não costuma ser do conhecimento daqueles que irão decidir os processos de guarda e convivência.

Para agravar a situação, o simples estudo social ou teste psicológico que são realizados nas varas de famílias não são suficientes para diagnosticar o TPN, sendo necessária uma perícia realizada por um profissional especializado, que tenha competência para aplicar o teste específico de Rorchach, pois os demais são  manipulados pelos TNP.

Os profissionais da área jurídica, advogados, magistrados e promotores de Justiça precisam conhecer e promover reflexões sobre esta patologia, uma vez que ela é uma das responsáveis por abusos emocionais contra crianças e adolescentes, principalmente nos casos de autoalienação parental e alienação parental.

A reconstrução emocional de uma pessoa que teve uma mãe, um pai ou até mesmo os dois genitores narcisistas perversos, pode levar muito anos.

 É preciso que toda a sociedade tenha conhecimento dessa patologia para que as crianças de hoje não se tornem adultos doentes.


 
 
 Imprimir