Imprimir

Imprimir Artigo

09/05/2022 | 10:08

Maio Roxo: Vamos falar sobre doença de Crohn e retocolite

Maio Roxo é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). A doença de Crohn e a retocolite ulcerativa são as duas patologias que representam as DIIs.

A doença de Crohn é um distúrbio que afeta, predominantemente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), podendo acometer desde a boca até o ânus. Essa enfermidade é provocada pela desregulação do sistema imunológico do organismo.

Pessoas entre 20 e 40 anos são as que mais sofrem com esse tipo de inflamação, mas a doença pode afetar qualquer faixa etária.

Os principais sintomas são dores na região do abdômen, febre, perda de peso, redução do apetite e necessidades urgentes de evacuar, com fezes que podem ser acompanhadas de pus ou sangue.

Já a retocolite ulcerativa é limitada ao intestino grosso (cólon) e a região retal. A inflamação ocorre apenas na camada mais interna do revestimento do intestino. Geralmente, começa no reto e no cólon inferior, mas também pode espalhar-se continuamente, envolvendo o cólon na sua totalidade.

Os sintomas envolvem diarréia, dor abdominal, redução do apetite e feridas no intestino grosso. Assim como na Doença de Crohn, as fezes podem vir acompanhadas de sangue.

As doenças inflamatórias intestinais podem ser provocadas por fatores como a genética, o ambiente, tabagismo e, até mesmo, as condições do sistema imunológico do organismo. Conforme o especialista, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento dos distúrbios.

Em muitos casos, muitos pacientes com os sintomas citados acima acabam relacionando-os com doenças mais simples e adiam por muito tempo a ida ao médico. Isso pode resultar no agravamento do quadro clínico do paciente e, consequentemente, na necessidade de procedimentos cirúrgicos para a retirada parcial da parte infectada".

Aspectos emocionais como estresse e ansiedade e a má alimentação seriam os principais responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, o que contribui para o desenvolvimento das DIIs.

Essas enfermidades fazem com que as pessoas tenham uma piora na qualidade de vida. Uma dieta leve, rica em fibras e nutrientes, evitando alimentos industrializados, pode ser suficiente para a melhora da doença, nos casos mais leves.

Colonoscopia

A colonoscopia é o principal exame responsável pelo diagnóstico de Doenças Inflamatórias intestinais (DIIs) bem como pelo diagnóstico de câncer de intestino e outras patologias.
O exame consiste em uma técnica capaz de visualizar diretamente o cólon permitindo o diagnóstico de afecções como Doença de Crohn e
Retocolite Ulcerativa.

Ela proporciona a observação da mucosa e possibilita realizar procedimentos durante o exame como biópsia.

Tratamento multidisciplinar

Os resultados positivos para o tratamento de Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) passam necessariamente pelo tratamento multidisciplinar do paciente.

Uma equipe formada por profissionais da saúde de várias especialidades é fundamental para garantirmos respostas ao tratamento e à qualidade de vida do paciente, a exemplo do coloproctologista, gastroenterologista, endoscopista, nutricionista, fisioterapeuta pélvico e psicólogo.
 
 Imprimir