Imprimir

Imprimir Artigo

29/07/2017 | 19:32

Principais aspectos da Reforma Trabalhista

                                        
            A Reforma Trabalhista sancionada pelo Presidente da República estabeleceu algumas regras que irão alterar a vida de empregados e empregadores, e diversamente do que se tem ventilado pela mídia, somente o tempo dirá se para pior ou não.
 
           Os principais pontos que merecem destaque na Reforma Trabalhista estão certamente vinculados à força que as negociações coletivas ganharam, já que com a mudança, o negociado prevalecerá sobre o legislado desde que não se trate de matérias relativas à segurança, saúde e higiene do trabalho, pagamento de FGTS, 13º salário, seguro desemprego e seguro família (estes dois últimos são benefícios previdenciários), adicional de horas extras, licença maternidade de 120 dias e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
           
Serão passíveis de negociação dentre outros, a jornada de trabalho, os planos de cargos, salários e funções, o regulamento empresarial, os representantes dos trabalhadores no local de trabalho, remuneração por produtividade, gorjetas e por desempenho individual, prêmios e incentivos em bens ou serviços dentre outros que serão melhores detalhados a seguir.
   
            Embora vista com desconfiança por muitos, entendemos que a reforma, além de necessária, traz importantes avanços ao permitir maior liberdade das negociações entre empregados e empregadores, facilitando as contratações o que permite a geração de mais empregos.
            Aos trabalhadores serão possíveis contratos com menos horas semanais, mais flexibilidade para refeições e férias. Ainda, há expectativa de que ocorra uma redução de reclamações trabalhistas, o que é desejável diante do elevadíssimo número registrado no país.
 
Marília Meorim Ferreira De Lucca e Castro
Leandro J. Giovanini Casadio
 
 
 Imprimir