Mato Grosso,
Domingo,
28 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

31/08/2020 | 12:12

Detran-MT se apoia na internet para melhorar o atendimento

Caio Dias

O sistema de agendamento no site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) tem a finalidade de evitar aglomeração e seguir diretrizes de segurança contra a contaminação pelo coronavírus. Para todo e qualquer atendimento presencial é necessário que seja feito anteriormente um agendamento para que o cidadão consiga realizar o serviço.

Por esses e outros motivos vamos conversar com o Augusto Cordeiro, coordenador de veículos do Detran-MT.

Como as pessoas enxergam o Detran-MT?
“Quando falamos de Detran, falamos do estado de Mato Grosso inteiro, porque com uma frota de 2 milhões e 200 veículos e mais de 1 milhão e 600 de condutores habilitados, todo mundo praticamente vai precisar desse serviço. O ponto positivo é que agora, o órgão tem olhado para a tecnologia ele consegue levar o serviço, casando muito bem com a pandemia, mas a ideia principal é levar o serviço para o cidadão sem sair da rotina. Então aquele cidadão que tem dupla ou tripla jornada, ele vai ter acesso aos serviços do Detran na palma da mão por meio de um aplicativo”. Comentou Augusto

A tecnologia vai ser um caminho sem volta para o Detran?

“Sim, porque é o anseio da sociedade e na minha visão, a administração publica tem que buscar formas de atender o seu contribuinte, então ninguém mais suporta ter que parar a rotina para buscar um serviço, compete a nós administração publica a prestação de serviço desse novo modelo”. Comentou Augusto.

Tudo que for prático para o cidadão é o novo normal do Detran-MT?
“Tudo que for prática positiva e consegue preservar a segurança ele vai permanecer. Um exemplo: “Em maio, estávamos praticamente 90 dias na pandemia, trouxemos o serviço de licenciamento todo na modalidade digital, e o cidadão pode entrar no site e ter acesso ao serviço. Na ultima semana o Detran retornou o atendimento presencial, mas mantemos o mesmo serviço disponível, porque mesmo o órgão voltando presencialmente, o que foi positivo e teve uma boa aceitação pela população será mantido”. Declarou Augusto. 

O atendimento no Detran, exige um pré agendamento?
“Sim, em decorrência da pandemia e colocamos bem no começo, onde sofremos os impactos da pandemia na ultima semana de março, e no mês de abril o Detran já conseguiu colocar o agendamento porque ele traz a organização, justamente para que nem todos cheguem as 8h da manhã. Porque nesse momento não podemos ter aglomeração, está tendo atendimento de forma integral, todas as unidades do estado estão reabertas, 8h por dia sendo feito por agendamento”. Declarou Augusto.

O agendamento solucionou o problema das filas?

“Nesse momento de pandemia foi a melhor solução encontrada, é fazer com que não tenha aglomeração em nenhum momento do expediente. Passando todos os impactos da pandemia, sendo verificado o que foi aceito e bem recepcionado pela população, a tendência é que esse agendamento possa ser continuado, como outros órgão que já vinham atendendo por meio de agendamento”. Declarou o coordenador.

Em 2019 foi anotado mais de 800 mil infrações, você acredita que 2020 segue o mesmo ritmo?

“É um numero bem expressivo, lembramos que durante a pandemia a única “anistia” foram para as infrações administrativas, e aquele cidadão que não completou a transferência de propriedade, ele não vai ser punido, aquele cidadão que não concluiu o emplacamento, aquela habilitação que venceu durante a pandemia continua sendo válida, mesmo estando com ela vencida mais de 30dias. Então esse grupo de infração não pode ser aplicado agora durante a pandemia, mesmo com o atendimento presencialmente, queremos trazer tranquilidade para o cidadão e consiga regularizar sem nenhum tipo de desespero, tumultuar e para a rotina dele. Agora as demais infrações continuam, não da para usar o argumento da pandemia e cometer infrações, e essas que interfere na segurança do motorista e pedestres, devem ser aplicadas”. Declarou o coordenador

Como acessar os serviços do Detran?

“Hoje as nossas principais orientações são das seguintes formas, no site do Detran ele consegue fazer o agendamento, clicando no Pop-Up, ele já leva para a tela de agendamento. No mesmo site, eles conseguem escolher a cidade e o melhor horário, lá ele vai conseguir ter a impressão do licenciamento, porque o licenciamento hoje o cidadão fazendo o pagamento integral de todos os seus débitos, ele imprimi de casa. Sim, hoje o documento é de um papel A4, que é uma resolução do Contram, se o papel estragou, basta imprimir uma nova via e não tem taxa de segunda via, não precisa se preocupar em plastificar e basta imprimir um novo”. Finalizou o Augusto
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet