Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

07/09/2020 | 15:24

"Um dia vai ter loja de aparelho auditivo igual tem de ótica"

Caio Dias

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 34 milhões de crianças no mundo possuem deficiência auditiva em algum grau. Os dados também mostram que 3 a 4 mil bebês já nascem com algum tipo de problema auditivo. Por isso, o Dia Nacional da Infância, alerta sobre colocar a infância como prioridade, principalmente em relação à saúde e ao desenvolvimento.

Sobre esse e outros assuntos relacionados a nossa convidada é a fonoaudióloga Thaylla Alices. 
A surdez é o mal do século, todos estão sujeitos a isso?

“Eu acredito que está aumentando muito mais do que as pessoas imaginam, eu falo que um dia vai ter loja de aparelho auditivo igual tem de ótica, porque está aumentando muito a exposição sonora, aumento do consumo de remédios que da a perda auditiva chamada de ototoquicidade, que até o uso exagerado do Ibuprofeno, paracetamol já causa perda auditiva”. Declarou a fonoaudióloga.

O fone de ouvido pode se transformar no grande vilão?
“Não necessariamente, a questão do fone de ouvido tem duas questões; A primeira que você está exacerbando seu ouvido então ele fica ali trabalhando, comparado por exemplo, ao trabalho de indústria que fica exposto a ruídos de máquinas, a diferença é que com o fone de ouvido, você está com o som direto no seu ouvido e ele trabalha além da conta. Existe também o volume que colocam muito alto, porque além de estar trabalhando muito colocam o som nas alturas e a terceira que é a higienização, onde coloca a mão suja dentro do ouvido, compartilha fone e tudo isso pode ajudar a dar infecção, fungos e etc”. Declarou a fonoaudióloga.

Qual a orientação para quem está em casa?
“Se possível, comprar o fone de ouvido grande, chamado de auriculares que dá um pouco menos pressão no ouvido, não colocar muito alto e sim em um volume médio e que não fique exposto por muito tempo, não pode ficar mais que 8h por dia com o fone de ouvido, porque tem muita gente que passa o dia inteiro com fone de ouvido. O ideal é que as pessoas não utilizem acima de 4 horas o fone de ouvido, que fosse algo rápido e não o tempo todo”. Declarou a fonoaudióloga.

Existe alguma comprovação do coronavirus com a audição?
“Não existe uma comprovação, mas existem estudos que já indicam que pessoas que tiveram o covid, tiveram perda auditiva leve, porque as células que ficam dentro da cóclea, são muito sensíveis, onde até bebezinhos que nascem prematuros e ficam na uti, tem que ser controlado até os remédios, muitas vezes ele já sai com o processo de perda auditiva. E já tem estudos nessa área, que demonstram que algumas pessoas que tiveram covid mesmo assintomático, perderam de forma leve a audição”. Declarou a fonoaudióloga.

Quando é o momento de pedir ajuda profissional?
“O quanto antes, assim que detectar um sintoma não esperar piorar, o problema é que a maioria dos pacientes só procuram ajuda profissional, quando ele já não escuta mais nada”. Declarou a fonoaudióloga.

Como eu sei que estou perdendo audição?
“Tem os sintomas que são muito claros, principalmente aquela pessoa que pede para repetir durante uma conversa, e não tem nenhum ruído entre a conversa. Mas tem que observar se a lesão é falta de atenção também, mas tem o exemplo em que todas as pessoas da sala estão assistindo tv e escutando em um determinado volume, mas para ela tem que ser o dobro desse volume, isso pode ser um sintoma e ela pode precisar de um esforço maior para compreender as palavras”. Declarou a fonoaudióloga.

E o zumbido no ouvido o que acontece?

“Ele pode ocorrer tanto com perda auditiva, mas também com condições normais. Porque o zumbido já é uma incógnita, e existe muita pesquisa para o zumbido, mas não tem uma regra porque tem pessoas com audição normal e tem zumbido, mas tem também tratamento para o zumbido, ele é muito investigativo, porque ele pode chegar com excesso de coisas não saudáveis a saúde, stress ou muitas vezes vem de perda pré auditiva também”. Finalizou a fonoaudióloga.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet