Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

10/09/2020 | 22:13

Saúde bucal é tão importante quanto a saúde do restante do corpo

Caio Dias

Apesar de existirem hoje, modelos confortáveis e estéticos, não tem jeito: usar aparelho requer sempre dedicação por parte de quem está usando. Não existe idade certa para começar a usar aparelho. Desde crianças até os mais velhos, todos podem usar. O que muda é finalidade proposta para cada caso, que deve ser avaliada pelo ortodontista.

Por isso vamos conversar com a ortodontista Lais Rios. 

Durante a pandemia a procura pelo serviço de ortodontia diminuiu?
“Não diminuiu, porque a ortodontia hoje é um tratamento, e são consultas regulares aos dentistas. Por mais que tenhamos ficado com um grande período sem atendimento, por conta do lockdown e outras coisas, ainda é considerado um serviço essencial. Tivemos uma baixa de procura de atendimentos novos, mas os pacientes que estavam em tratamento, continuaram com as consultas”. Declarou a especialista.

A ortodontia é indicada apenas para as crianças?
“Não, hoje no consultório temos muitos pacientes até mesmo da terceira idade, buscando tratamento. Antigamente acreditava-se, que na verdade as pessoas não eram tão vaidosas e acreditavam que não precisavam se cuidar, hoje em dia já tem uma conscientização da população que precisamos buscar o tratamento, mas não só pela estética, a ortodontia engloba também a parte funcional da nossa mordida. Então não tem idade para que busquemos tratamento para isso”. Declarou a dentista.

Hoje tem bastante profissionais ortodontistas na capital?
“Sim, existem muitos profissionais e eu acho isso muito importante, porque abrange toda a população, para poder se tratar, cuidar e é muito importante que isso seja divulgado, além de que para procurar tratamento não existe idade, porque hoje no consultório temos desde a criança de 1 ano que a mãe busca, para remoção de chupeta até uma pessoa mais velha, para um preparo para se fazer implante ou colocar prótese”. Declarou a dentista.

Em que momento a pessoa deve procurar um ortodontista?
“Nunca é cedo demais, para a mãe levar o filho ao ortodontista, porque desde a primeira infância nós conseguimos identificar alguns hábitos, para que se evite o futuro com problemas. Os adultos quando sentirem necessidade, ou outro dentista de outra área, indique para realizarmos um tratamento conjunto”. Declarou a dentista. 

A intubação por conta da covid-19, prejudica a saúde dental?

“Claro, eu sempre falo que a nossa saúde começa pela boca, e apesar da população ainda ser negligente com a saúde bucal, eu gosto de frisar muito. A nossa boca é a principal porta de saúde, tudo que comemos e ingerimos passa pela boca, e ela é uma fonte de bactérias por isso é importante mantermos uma saúde em dia, a intubação então nem se fala, porque quando isso acontece, passa pela nossa boca e tem que estar em dia a saúde”. Declarou a ortodontista.

O dentista entra no processo de recuperação do paciente?
“Sim, na verdade quando tem o período de intubação, pode ocorrer durante  intubação perdas dentarias e isso é uma coisa frequente, e as vezes para melhorar a arcada dentaria no pós intubação, podemos intervir montando aparelho e melhorando a questão dos dentes, para que possa fazer um implante depois”. Finalizou a ortodontista Lais Rios.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet