Mato Grosso,
Quinta-feira,
25 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

10/09/2020 | 22:15

A primeira impressão é que fica?

Caio Dias

Está sentindo que o seu visual não está mais impressionando? Temos uma dica: o profissional consultor de imagem pode dar uma “mãozinha” e ajudar você a mudar o visual! Afinal de contas, quem nunca ficou na dúvida no momento de escolher uma roupa adequada para ocasiões especiais? Ou precisou dar uma “roupagem nova” à sua vida e começou mudando as roupas do armário e os cabelos? Caso você se enquadre nesses requisitos, ou simplesmente deseja melhorar ainda mais seu visual pode recorrer ao consultor de imagem.

E por isso conversamos com a Denia Alexandrina, que é consultora de imagem e vai nos explicar um pouco melhor sobre a imagem.

A primeira impressão é a que fica?

“Sim, só que a primeira impressão é a que fica, porém ela não se sustenta. Quando essa primeira impressão se sustenta? Quando ela vem de dentro, quando ela condiz com o que você é, então conversamos muito sobre isso na minha consultoria, porque a sua imagem tem que ser condizente com você, com aquilo que realmente você acredita, porque se você é montado, ao primeiro vento e a primeira dificuldade que você atravessar, aquela imagem acaba. Então qual é a importância, de ter uma embalagem que condiz com o seu conteúdo, mas jamais uma embalagem sem o conteúdo, porque se não ela não se sustenta”. Declarou Denia. 

E como encontrar esse conteúdo?

“Nós fizemos um minicurso em nossa plataforma digital, falando muito sobre a importância da entrevista de emprego, da imagem. Se você sabe para qual empresa você está buscando a colocação, leia um pouco sobre ela, veja o dresscode que essa empresa utiliza, para que você não erre a forma de vestimenta da empresa, porque se trabalha em um banco, será necessário saber vestir um terno e gravata. Então qual é a preocupação hoje em uma entrevista de emprego, são os excessos, porque muitas vezes você tem um conteúdo para passar, mas o entrevistador tem que romper um oceano, para conseguir chegar ao seu conteúdo. Esses excessos, cabelos muito compridos, unhas e assim para que a sua imagem seja condizente com o que você busca, você tem que tomar esses cuidados, porque o código de vestimenta não é uniforme, mas é um caminho para seguir”. Declarou Denia.

Seguindo um código de vestimenta, ele não corre o risco de criar uma imagem totalmente desassociada daquilo que ele é?

“Por isso que você tem que ter uma imagem de acordo com o que você é, um exemplo: Na minha geração, teremos mais dificuldades com tecnologias. Então não posso procurar um emprego, onde a tecnologia é um fator dominante, porque hoje ninguém engana ninguém, porque estamos muito mais preparados para entender, até onde eu posso ir e até eu não vou. Conversar hoje um assunto com as informações que estão mais acessíveis, não adianta ser raso em um assunto e comentar sobre ele, então quando for pleitear uma vaga de emprego, você tem que ter consciência realmente das suas capacidades e das suas habilidades, e nesse momento a aparência ajuda? Ajuda é o que falamos sempre que você quer vender um sanduíche na rua, não precisa ir com um short e camiseta, mas tem que ter assepsia, porque a primeira coisa que tem que se preocupar é passar para o seu empregador, que você cuida tão bem você, que vai ser essa forma de você cuidar, aquilo que está pleiteando”. Declarou a especialista 

Qual o aumento da popularidade do trabalho Google, algumas pessoas acabam não cuidando tanto da aparência. Ela tem que continuar assim ou acordar pra vida real?

“É muito sério, você tem que saber o público que vai atingir, e em cima desse público, é o meu comportamento a minha aparência, então hoje vou trabalhar com idosos, então qual a minha aparência, para que eu seja acessível e acolhedor aquele idoso, isso é importante porque ter o seu público alvo. A primeira pergunta que fazemos a uma empresa, quando nos buscam é falar, qual a sua visão missão e valores, porque os meus funcionários tem que passar em todas as atitudes, na forma de se vestir, agir e ele tem que passar isso muito claro ao cliente. Como temos visto nos hospitais, atendimentos e volta ao comércio, como estou atendendo meu cliente, não posso só disponibilizar o álcool em gel, placas, e esse cliente precisa de acolhimento e como o estou acolhendo. E isso a consultoria trabalha, porque muitas vezes você tem todo o preparo, mas você precisa aprender sorrir agora por conta das máscaras com os olhos, estamos de mascaras, mas os olhos estão livres. Então isso é muito importante, a expressão do nosso rosto, o corpo fala e esse é o trabalho que temos feito de realmente retirar apenas os ruídos da sua imagem, e ele então é uma construção”. Declarou a especialista.

Hoje as empresas deveriam contratar uma consultoria de imagem, para os seus funcionários?

“Eu vejo que hoje o atendimento, é o que vai ter realmente como diferencial, não importa se vai ser online. Eu vejo hoje nas empresas, é que precisamos acolher o nosso funcionário, para que ele se sinta seguro e consiga passar essa segurança. Nós todos fomos atingidos nessa pandemia, e hoje o que eu acredito, o atendimento, cliente que volta a consumir, a exigência dele será cada vez maior porque você está entre a cruz e a espada, porque se o ser humano sai de casa com vontade de sair, mas como estou sendo acolhido para que eu permaneça saindo. Então é muito sério a assepsia, ela é importantíssima, mas esse lado humano precisa existir então, eu vejo que as empresas e que se adiantarem e conseguirem acolher o seu funcionário, para que ele consiga atender melhor o cliente, vai atravessar o período com mais facilidade”. Declarou a especialista.

Como ter uma imagem que passa confiança?

“Primeiro tem que descobrir quem é você, comece por dentro, para a imagem passar confiança, você tem que ser confiável porque só passa o que você realmente é. Se a sua imagem, cria um personagem, esse personagem não dura. Então temos que descobrir o seguinte, eu sou confiável? Eu sou acessível? Mas a minha imagem está cheia de ruídos, vamos descobrir quais são esses ruídos e retirá-los, mas não desconstruir”. Declarou a especialista. 

Ser o mais autêntico possível é o caminho certo?

“Sim, porque hoje o que percebemos, nós estamos postando muito. Então os currículos estão muito parecidos, porque o que antes um doutorado, mestrado era algo tão inacessível, hoje ele está mais acessível, então o que estamos percebendo, quando vai buscar uma colocação o seu currículo é o mesmo do seu colega que está concorrendo para a mesma vaga, vamos buscar o seu Instagram, facebook. Por isso uma dica, quando for postar uma imagem, faça aquela pergunta “Agrega valor a minha imagem”, ou faz parte da minha intimidade. Nesse período que nós estamos fazendo muitas lives, trabalhando online, qual o conselho que eu daria para você, se está trabalhando na sua mesa, se vista para o trabalho, tire o pijama e se arrume porque além de melhorar a sua autoestima, você sente que está no seu canto, você sinaliza para a sua família que está trabalhando, porque essa questão da rotina que nos enfrentamos agora, da ausência dela. Então temos que tentar ter uma rotina, temos que tentar colocar em nossa casa, aquele horário que temos para trabalhar, sinalize, porque a sua imagem ajuda muito isso. Se antes você trabalhava de uma forma mais formal, não quer dizer que vai vestir um terno e sentar na mesa, mas que você se posicione e se coloque como se estivesse trabalhando, isso funciona, são planejamentos de uma rotina e que funciona”. Finalizou a especialista Denia Alexandrina.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet