Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

10/09/2020 | 22:19

Dia Mundial da Limpeza 2020 vai ser digital e pessoal

Caio Dias

Com o lema #eucuidodomeuquadrado, no dia 19 deste mês acontecerá, mais uma vez, o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), evento mundial que promove a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. O objetivo principal é conscientizar as pessoas para o descarte indevido de resíduos sólidos. Em 2019, foram mais de 180 países, com 1,2 mil cidades.

E em Cuiabá a Teoria Verde vai encabeçar essa campanha, por isso vamos conversar com o coordenador da Start-up, Jean Peliciari.

O que é a Teoria Verde?
“Teoria Verde é uma Startup regional, onde tentamos mostrar para as pessoas, os problemas do descarte incorreto de resíduos, que só é lixo de se for descartado de forma incorreta, seja no lixo comum que vai para lixão, porque ele vira lixo misturado e quando você joga no chão da cidade. Então o movimento surgiu em 2015, mobilizando voluntários, pessoas da região para ir limpar, limpar a margem do rio Cuiabá, limpar a cachoeira na Chapada dos Guimarães, limpar o Morro da Luz enfim, são 109 ações de limpeza na região, mais de 400 toneladas de lixo tiradas das baias do pantanal, das margens do rio Cuiabá, enfim fizemos ações até em avenidas, então onde tem seres humanos, tem infelizmente lixo. Então o movimento surgiu para sensibilizar as pessoas para que elas entendam que todos somos responsáveis, não adianta ficar só culpando a prefeitura, porque acham que eles tem que resolver tudo, e a Teoria Verde vem falar que não, que o próprio ser humano é responsável, porque se eu compro uma embalagem, não da o direito de descartar  a embalagem no chão da cidade, e tem a desculpa que não separo resíduo em casa porque não tem coleta seletiva. Então nós estamos trabalhando esse paradigma porque adianta sim, você separa na sua casa, chega no lixão e aquelas centenas de pessoas que trabalham ali está separado, mas a maioria dos sacos de lixo que vão até o lixão não estouram, e isso é ouro para eles e ali encaminham para reciclagem. A Teoria Verde é um mutante, uma Startup que está fazendo ações de limpeza, dentro das escolas fazendo palestras educativas para as crianças, sintonizada com o instituto lixo zero Brasil, e tentar trazer esse conceito Lixo Zero”. Declarou Peliciari.

Como vai ser o Dia Mundial Da Limpeza esse ano?
“É o terceiro ano que Cuiabá participa dessa campanha, sempre mobilizamos as pessoas para irem fazer a limpeza em determinados pontos. Em 2018 tivemos mil pessoas na orla do porto, onde tiramos 30 toneladas de lixo das margens do rio Cuiabá, então saiu sofá, fogão e tudo mais, cerca de dois quilômetros de perímetro urbano nós fizemos naquele ano. Já em 2019 fizemos oito ações simultâneas, aqui na capital com 1500 pessoas participando, na Orla do Porto, na praça do Quilombo, Pedra 90, avenida do Cpa, Passagem da Conceição e espalhamos os voluntários para realmente tentar chamar atenção das pessoas, existe vários pontos da cidade onde vemos vários descartes irregulares de lixo, e a cidade fica suja. Então o dia Mundial da Limpeza, é para chamar atenção sobre o descarte incorreto. E em 2020 com a pandemia, de acordo com um decreto nacional, que infelizmente o pais é fora da curva, passamos de 120 mil óbitos em decorrência da covid, não podemos ser irresponsáveis em fazer um movimento para aglomerar pessoas, então tivemos uma reunião com especialistas epidemiológicos, que reforçou que existe sim o perigo de ter covid nos resíduos, por isso queremos evitar que o voluntario adoeça. Então veio o #Eucuidodomeuquadrado, é um grande despertar das pessoas do que estão fazendo dentro de casa, porque muita gente gosta das ações de limpeza e limpa fora de casa, mas não pensa no próprio quadro e não pensa como estar gerindo os seus próprios resíduos dentro de casa. Assim será uma oportunidade de as pessoas começarem a separar os resíduos entre frações dentro de casa. Estamos buscando uma revolução social que vai ter um impacto em toda cidade, e puxará a orelha dos municípios a nível nacional, porque tem muito município que não consegue desenvolver uma gestão eficiente, dos resíduos de uma cidade”. Declarou Peliciari.

Conceitos de que o Meio Ambiente não vale votos precisa mudar?

“Sim, precisam mudar e começar com a população, então as velhas desculpas que temos do tipo “Não tem lixeiras na cidade”, “eu pago impostos”, “é só uma bituca de cigarro”, mas agora tem mais essa onde a pessoa não separa em casa porque não tem coleta seletiva. Então estamos aqui para quebrar paradigmas, não ter lixeira na cidade não é desculpa, leve seu lixo para sua casa e faça o descarte correto, pago imposto e por isso tem coleta na porta da sua casa, por isso seu imposto vai para essa coleta e ainda pagando muito, porque a legislação mudou, pagamos a empresa que passa em frente a nossa casa por quilo, pagamos 40 milhões na gestão por resíduos, para pegar na porta de casa tudo misturado, levar 8 km do centro para enterrar, esse modelo de gestão está errado, está ultrapassado e Cuiabá precisa avançar e o dia Mundial da Limpeza, é uma grande oportunidade das pessoas gritarem “Eu faço certo, preciso de oportunidades, preciso de uma coleta seletiva na porta da minha casa”. Declarou Peliciari. 

Dessa vez todos podem participar?

“Sim, todos podem, ano passado foram 1500 pessoas, hoje eu quero convocar essas pessoas que participaram ano passado, e toda a baixada cuiabana, temos mais de 1 milhão de pessoas na região que de forma digital vai poder participar, então siga a Teoria Verde no Instagram, lá tem diversas possibilidades de limpeza, que podemos fazer dentro de casa. Além da separação, vamos fazer uma limpeza digital no celular e computador, vamos fazer uma limpeza solidaria e pegar aquelas roupas que não usamos mais, e encaminhar para uma instituição, vamos fazer uma limpeza mental, fazer uma meditação. Então qualquer atividade que beneficie, corpo, mente e alma, tenho certeza que muita gente vai participar e Cuiabá vai fazer bonito”. Finalizou Jean Peliciari.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet