Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

17/09/2020 | 07:49

Empreendimento feminino o que precisa para crescer?

Caio Dias

O empreendedorismo feminino envolve desafios e oportunidades, além de contribuir para o empoderamento feminino, conduzindo a mulher a liderança e a construção de belas e extraordinárias trajetórias profissionais e pessoais. Trata-se de um grande movimento que contempla negócios idealizados e comandados por uma mulher.
 
Por isso conversamos com a Maíra Scardelai que é a fundadora do Coletivo @negocio.delas.
 
Como funciona o Coletivo?
“O negocio delas, foi uma ideia que eu tive há dois anos, em uma rede de apoio para mulheres empreendedoras, e damos preferencia para mulheres que estão em inicio de carreira, quando comecei a empreender senti muita dificuldade, eu não sabia se tinha que fazer um CNPJ, não sabia como fazer o registro e como começar, não tinha apoio, não tinha com quem comentar, não tinha capital para fazer um curso que poderia me ajudar. Então a partir do momento que eu fui descobrindo essas informações, para quem quer começar um negocio, eu pensei porque não ajudar essas mulheres, que fazem bolos, tapetes e também aquelas que estão na sua profissão, como por exemplo: Uma dentista, todas as pessoas que vão abrir empresa tem essa dificuldade inicial, e nós como Rede Negocial Delas, estamos aqui para ajudar a iniciar e dar o primeiro pontapé do empreendedorismo”. Declarou a empresária.
 
Você trocou de carreira e assim deu o start para o Negocio Delas, mas qual era a sua área?
 
“Eu cursei fisioterapia e atuava também, mas chegou um momento que senti que aquilo já não era mais a minha vida, e quis trabalhar com outra coisa, porem eu não sabia o que eu queria, e eu fui fazer uns cursos de maquiagem por incentivo do meu pai, fiz o curso de maquiagem e hoje sou maquiadora e empreendo com isso. Feliz da vida, trabalhar com o que gostamos faz toda a diferença e isso é uma dor que vimos muito, no Coletivo, de mulheres que não se sentem mais confortável com sua formação educacional, não precisa de grandes motivos, porque escolhemos a nossa profissão muito cedo, e por conta disso lá na frente você não quer mais aquilo e tudo bem, estamos aqui para falar que está tudo bem também você trocar de carreira, porque queremos dizer que é importante você acordar de manhã feliz e ir trabalhar”. Declarou a empresária.
Segundo o ditado “Se você fizer aquilo que gosta, não vai precisar trabalhar nenhum dia” isso confere?
“Eu acredito nisso, porque na minha experiência de hoje de ir trabalhar, acordar cedo e trabalhar é muita alegria. E eu queria deixar claro do porque só mulheres, porque o empreendedorismo vem de homens e mulheres, mas focamos em mulheres como grupo, porque elas são em menor quantidade de trabalho, mas é maioria para empreender. Então nos apoiamos por ser minoria, já que estamos aqui e enfrentamos muita dificuldade, por ser mulher, ter filho, não poder sair e ai surge essa vontade de ganhar um dinheiro e ter essa flexibilidade de horários”. Declarou Maíra Scardelai.
 
Em que momento você decidiu fazer o Negocio Delas, mais um empreendimento?
“Justamente quando eu abri as portas do meu estúdio, assim que eu acabei de me profissionalizar e abri as portas, eu pensei: “E agora”? Tenho que fazer uma propaganda, preciso de um instagram mais engajado, o que será que eu preciso? Fui descobrindo a duras penas, chamei umas amigas que estavam recém começando a carreira, nos unimos para nos ajudar, porque cada uma sabia um pouco de cada, e deu certo, foi entrando mais mulheres, mais gente e a nossa rede está crescendo, tem muita mulher que está começando ou já consolidada mas sempre uma ajuda a outra. Uma por exemplo sabe mais de Instagram, porque tem muita venda pela internet, outra sabe sobre finanças, registros e vão trocando as experiências e sendo assim só sucesso”. Declarou a empresária.
 
O empreendedorismo é digital ou é também em off-line?
“Física e online, temos muitas parceiras que tem lojas físicas, mas também tem muita loja que vende só online, porque a pandemia acelerou o processo virtual. Mas tem de todos os times, como ela se sente confortável, ela vai empreender e vai ganhar seu dinheiro, independência financeira é importante, hoje muitos dos assuntos comentados é a mulher ser dependente do homem financeiramente, isso é o que mais faz ela estar em um relacionamento abusivo. Essa independência financeira é primordial, ter o dinheiro dela para fazer o que quiser”. Declarou a empresaria.
 
E para participar do Negocio Delas, como funciona?
“É gratuito, fazemos um trabalho sem fins lucrativos, nos ajudamos sem valores incluídos e para entrar, é só procurar no instagram @negocio.delas, entre em contato conosco, e mostre seu negócio, damos ajuda, impulsionamento, divulgação no instagram  e ela vai ter todo esse trabalho de forma gratuita. Antes da pandemia estávamos fazendo muito curso juntas, pegamos uma especialista de finanças ou de outras áreas para as empreendedoras, já tivemos cursos de 30 reais, 3 horas de cursos, enfim dividimos o valor para que elas possam sempre aprender e empreender aqui no Negocio. Delas” finalizou a empresaria Maíra Scardelai.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet