Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

02/10/2020 | 10:34

Outubro Rosa é o mês de prevenção ao câncer de mama

Caio Dias

A mensagem original do Outubro Rosa se voltava para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. E sim: até hoje isso segue muito importante, até porque dados do Instituto Nacional de Câncer estimam 66 280 novos casos só em 2020. Mas, atualmente, esse mês também serve para reforçar medidas que melhoram a vida das mulheres que já sofrem com a doença.

Por isso conversamos com a presidente da MTMamma, a Cleuza Dias.

Começou o Outubro Rosa, e a campanha sempre começa antes?
“O nosso Outubro Rosa, começa sempre no dia anterior que é justamente para sempre para alertar e dizer que no mês seguinte é o mês da conscientização, é o mês em que as pessoas especialmente esse ano que teve essas características particulares, que ela tem que cuidar de si, eu acredito que esse ano houve um medo e um descuido maior, e as pessoas deixaram de cuidar da saúde, pois vemos os consultórios totalmente vazios, os exames diminuíram significativamente esse ano. Então o Outubro Rosa chegou para esclarecer, para dizer que as pessoas tem que tomar cuidados, as mulheres que são sempre a maioria dos casos, embora ela seja uma doença também de homem com 1% dos casos e com isso as pessoas vão deixando de cuidar da saúde e o Outubro Rosa está ai para lembrá-las”. Declarou a presidente.

Como foi o lançamento da campanha Outubro Rosa em meio a pandemia?
“Nós fizemos uma live, o evento que antes nós fazíamos no parque das águas aberto a toda população, esse ano fizemos uma live com o mesmo grupo da orquestra sinfônica da UFMT, onde eles irão tocar algumas peças, mas será virtual de maneira que não cause aglomeração e que as pessoas possam lembrar que estamos no Outubro Rosa”. Declarou a presidente.

É importante as pessoas participarem das lives do Outubro Rosa nesse momento?
“É extremamente importante, porque esse ano foi muito difícil, as atividades da MTMamma foram paralisadas no mês de março, todo o apoio e atividades presenciais como: terapias integrativas, o próprio apoio psicossocial de quando a pessoa recebia o diagnóstico do câncer de mama e procurava a MTMamma, então cessaram todas as atividades porque a maioria das assistidas, são do grupo de risco e temos que preservar e ter esse cuidado. E com isso todas as atividades pararam, então é extremamente importante  relembrar e aproveitar a campanha que mesmo de forma virtual, onde praticamente todas as atividades serão de forma virtual, que as pessoas tenham o cuidado e marquem o médico, marquem os exames preventivos”. Declarou a presidente.

É sempre importante a mulher fazer os exames preventivos?
“Nós temos algumas situações que o exame é a prevenção, pois a partir dos 40 anos de idade a mulher tem que fazer a mamografia, se ela tiver algum caso na família que já tenha tido câncer de mama, a recomendação é fazer o exame a partir dos 35 anos, sendo que a idade mais prevalente do câncer de mama, com incidência maior de casos é entre 50 a 69 anos de idade, só que tem um número de pessoas com menos de 20 anos tendo câncer de mama, é um número menor, mas é um número que se apresenta. Então todas as mulheres tem que ter o cuidado e todo ano fazer a mamografia e qualquer suspeita, ela tem que procurar de imediato um mastologista, porque quanto mais cedo descobrir, maior é a chance de cura podendo chegar a 95% esta chance, por isso recomendamos, se tiver qualquer sintoma, qualquer suspeita, qualquer nódulo, procure um mastologista, mesmo não sendo um câncer, mas para elucidar e não ficar com a dúvida”. Declarou a presidente 

Como serão as ações da MTMamma agora na pandemia?
“Tínhamos a caminhada, dia na praça e a abertura no parque das águas, muitas palestras presenciais e etc. mas esse ano a maioria das ações serão virtuais, as palestras nós teremos um vídeo e faremos as palestras através de vídeo conferencia, lives e dependendo do perfil de quem está solicitando a palestra, iremos ver qual a plataforma utilizada para as palestras. Teremos quatro lives de esclarecimentos, com especialistas, médicos, fisioterapeutas e até mesmo advogado para tirar dúvidas em relação aos direitos, porque é importante que as pessoas tenham conhecimento, tenham esclarecimento e esse mês é apropriado, se não pudermos fazer presencial, vamos fazer de forma virtual, o que não pode é deixar de chegar informação a quem realmente necessita dela”. Finalizou a presidente.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet