Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

09/10/2020 | 12:18

A Rede Feminina adota medidas para continuar o trabalho na pandemia

Caio Dias

Outubro é o mês da campanha de conscientização e apoio às vítimas do câncer de mama no Brasil e no mundo. Segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), este é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. O câncer da mama manifesta-se principalmente em mulheres acima de 40 anos e dentre os fatores de risco estão o tabagismo, menopausa tardia e sedentarismo. Apesar de a incidência ser menor, também é possível ocorrer casos em mulheres a partir dos 20 anos e, por isso, a realização do autoexame é essencial.

E por isso vamos conversar com a Maria Carmem, presidente da Rede Feminina de Mato Grosso.

Quais são as atividades da Rede Feminina para esse Outubro Rosa?

“Por mais que mudamos um pouco nossas ações, agora esse ano por conta da pandemia, tivemos que alterar muitas coisas das nossas programações que sempre fazíamos todos os anos. Sempre íamos em empresas fazer palestras sobre o Outubro Rosa, e esse ano mudamos para as lives, onde conseguimos alertar as pessoas através da live, onde não podemos estar presente nas empresas por conta da aglomeração, voltamos nosso trabalho esse ano especifico para as pacientes, porque a Rede Feminina está dentro do Hospital de Câncer, onde atende os pacientes naquela unidade. Então iremos fazer esse mês, diversas ações voltadas para os pacientes, esse mês em especifico para os pacientes de mama, onde teremos no dia 14,15 e 16 um mutirão de reconstrução de mama, todos os anos e esse é o quarto ano que a Rede participa junto com o hospital, sendo doadora de todas as próteses para essas pacientes, então foram selecionadas 12 mulheres que irão receber as reconstruções nesses dias, 14,15 e16. Não paramos, infelizmente perdemos muitas arrecadações por conta dos eventos que tiveram que ser cancelados, por conta da pandemia, mas não podemos parar o auxílio ao paciente. Então focamos em tipos alternativos para a arrecadação, a feijoada foi um dos tipos de arrecadação, esse mês criamos a camiseta de ação do Outubro Rosa, onde foi uma parceria da Rede Feminina, a OAB, Hospital do Câncer e a Caixa assistencial e quem fez essa arte que é linda, foi uma artista plástica daqui a Rubi Reolon, e ela criou exclusivamente para essa campanha. E durante todo o mês de Outubro, estamos comercializando essas camisetas dentro do Hospital de Câncer, na central de capitalização, e toda arrecadação é voltada para assistência das pacientes que necessitam de mamografia, ultrassonografia, biopsia, então toda a renda das camisetas e da bonequinha que também lançamos, será revertida para essa necessidade”. Declarou a presidente.

Quem é a Bem Bem? 

“É uma bonequinha que foi pensada e hoje ela é a mascote da rede feminina, onde é feita por uma bonequeira de Cuiabá, sempre nos ajudou e sempre foi parceira nossa e ela é toda feita a mão, pintadinha e cada bonequinha é única, não tem nenhuma igual a outra. A Bem Bem tem em três cores, a branquinha, moreninha e a pretinha também. E ela foi feita em homenagem a dona Bem Bem, que foi uma pessoa fantástica aqui de Cuiabá e sempre se importou muito com as pessoas, e sempre acolheu muito bem dentro da casa dela as pessoas menos favorecidas e infelizmente teve câncer de mama, mas ela lutou bravamente contra essa doença, sempre teve muita fé e acreditou muito que poderia ter uma qualidade de vida mesmo com a doença, e ela poderia ter uma vida boa durante os 10 anos de sobrevida que ela teve. Então essa bonequinha foi uma homenagem a ela, fazendo essa bonequinha e dando o nome de Bem Bem”. Declarou a presidente.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet