Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

17/02/2021 | 13:26

"A leucemia tem um pico de incidência maior entre os 2 e 5 anos de idade", diz médico

O médico oncologista Afonso Pereira Leite foi o entrevistado no Programa Mais Notícias desta quarta-feira (17) para falar sobre a leucemia na infância, considerado o câncer infantil mais importante.

"O número vem crescendo com o diagnóstico que vai evoluindo ao longo dos anos e a capacidade de melhor acompanhamento das crianças”.


O médico falou sobre alguns sinais da doença no corpo como: dores ósseas permanente, manchas, febre constante, cansaço,  palidez. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

A orientação para os pais é fazer atendimento regular no pediatra, anualmente. A leucemia tem um pico de incidência maior entre os dois e cinco anos de idade. Os pais devem continuar levando os filhos ao médico mesmo na adolescência”.

Outra entrevistada no programa foi a assistente social da AACC de Mato Grosso, Jessyka Leite de Oliveira. Ela falou sobre atuação da instituição no combate ao câncer infanto-juvenil e do desafio de manter a estrutura durante a pandemia.

"É um momento difícil, o ano passado foi bem difícil para a gente devido as quedas das doações. Foi desafiador”.

As crianças que não podem estudar por conta do tratamento têm aulas com os professores do estado na instituição. Elas ficam durante o tratamento junto com acompanhante.

"Tem criança que já ficou na casa durante um ano, enquanto durou o tratamento. Oferecemos cinco refeições diárias, temos nutricionista, transporte, brinquedoteca e quartos com ar condicionado. A casa necessita de doações”.

Jessyca falou também sobre o trabalho de voluntários e como ser fazer doações.

Assista a entrevista na íntegra AQUI
 
                         

Programa Mais Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h, pelo Canal 17.1, afiliada da TV Cultura em Cuiabá.
Apresentação: Luiz Fernando
Participação: Geiseane Lemes
Instagram: @tvmaisnews
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet