Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

23/03/2021 | 12:22 - Atualizada em 23/03/2021 | 12:27

“Animais de estimação devem ser cremados porque as cinzas não contaminam o ambiente”, diz veterinária

Quando um animal de estimação morre é, na maioria das vezes, motivo de comoção, afinal, muitos são criados como membros da família. Mas o que fazer quando o bicho morre?

A dúvida é frequente e, muitos optam por enterrar o bichinho no quintal da própria casa. A atitude é considerada ecologicamente incorreta e pode causar contaminação e danos à saúde.

A médica veterinária Aryane Leite participou do Programa Mais Notícias desta terça-feira (23) e esclareceu sobre os processos necessários em casos de morte de animais de estimação.

Se você tem um animal que veio a falecer, o ideal é procurar uma clínica veterinária, lá existe um serviço de destinação de cadáver. O seu animal vai ser transferido para um local onde vai ser cremado porque as cinzas do animal não contaminam o ambiente”.

Aryane disse que o assunto é pouco falado e devido a falta de informação os donos dos animais fazem o mais comum, jogam em terrenos baldios ou enterram.

Tem uma pesquisa que foi divulgada onde mostra que sessenta por cento dos tutores,ou enterram no fundo de casa ou, infelizmente, jogam em algum terreno baldio. Muitos por falta de informação ou por falta de dinheiro porque todo esse serviço é cobrado”.

Já existem empresas particulares que prestam o serviço de cremar e entregam as cinzas para os donos.

"O animal não é uma coisa, não é um objeto, ele é um ser vivo. Se ele te deu muita alegria a vida toda, então, como você vai jogar esse animal?"

A veterinária ainda falou sobre a diferença entre Pet Shop e Clínica veterinária. Também sobre a nutrição e suplementaçaõ que garantem mais vida aos animais.

Confira a entrevista na íntegra AQUI


Programa Mais Notícias é exibido de segunda a sexta-feira, às 11h, pelo Canal 17.1, afiliada da TV Cultura em Cuiabá.
Apresentação: Luiz Fernando
Participação: Geiseane Lemes
Instagram: @tvmaisnews



TV Mais, afiliada da TV Cultura em Cuiabá-MT
Siga-nos no Instagram @tvmaisnews
Todos os programas e entrevistas você confere no You Tube
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet