Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

25/05/2020 | 23:20 - Atualizada em 26/05/2020 | 17:47

Criamos essa plataforma, que é um estimulo para comprar do pequeno

Caio Dias

O mundo hoje deixou inúmeras lojas fechadas por causa da pandemia e assim muitos empresários, tiveram que fechar as suas portas ou reduzir o seu funcionamento. E como o pequeno e médio empresário vai se mostrar na internet? O Google? Redes sociais? São escolhas que requerem um trabalho mais árduo de marketing. Por isso Alex Setuguti e mais outros empresários criaram o “Irmão por Irmão”, para ajudar a divulgar o trabalho do empresário cuiabano. 

E como funciona a plataforma, “Irmão por Irmão”, qual o objetivo?

“Eu falo sempre que o irmão por irmão, é uma resposta cristã para a crise. Uma resposta a tudo isso que vivemos agora, estava aqui no estúdio acompanhando as notícias de hoje, e não temos como não ficarmos alarmados diante disso, porque não são números, são vidas. É muito difícil você conseguir mensurar o impacto que isso tem, pergunte por exemplo para uma pessoa que perdeu um ente querido, e assim começaremos a entender melhor, o que é essa pandemia, pergunte para um empresário que batalhou, 20, 30 anos para construir o seu negócio e está vendo suas portas fecharem, pergunta por exemplo para uma pessoa que hoje, pegou e abriu o seu potinho e pegou sua última porção de arroz e feijão, para cozinhar para os seus filhos. Então estamos falando de pessoas, e a partir dessa necessidade, é que construímos uma plataforma de marketplace totalmente gratuita.” Disse Alex.

Mas como diz o ditado “Não dê o peixe, ensine o a pescar” é o que vale para essa plataforma, porque o empresário quer trabalhar, quer ter o seu ganha pão de forma digna, então essa plataforma veio para ajudar com a internet:

“A frase hoje que usamos no nosso projeto é “de pão ao homem hoje e veja o amanhã morrer de fome, ensine a plantar e verá um homem prosperar”, é aquela velha máxima que diz: “que nós não devemos dar o peixe mas ensinar a pescar” durante anos, nós vimos pessoas falando sobre empreendedorismo, mas essa palavra não é nova no Brasil, porém algumas coisas que levaria anos para que acontecesse, estão acontecendo agora em questão de meses, semanas, e a nossa plataforma é uma forma prática, porque as pessoas não empreendem? Porque elas não sabem como fazer, se elas soubessem simplesmente, chegariam e fariam.” Completou Alex.

Mas o que de fato faz a plataforma, “Irmão por Irmão”, como ela pode ajudar e também como ela pode ser encontrada:

“Reunimos um grupo de especialistas de diversas áreas: economia, administração, marketing, e mapeamos quais eram as principais áreas de impacto que teríamos que enfrentar dentro dessa pandemia. A primeira que já estamos vendo imediatamente,  o fechamento dos comércios, então estamos ai completando 60 dias da quarentena, do distanciamento social. As empresas fecharam, nós já sabemos que alguns segmentos como bares e restaurantes, aproximadamente 40% dessas empresas não voltarão a abrir, então já começa ai o primeiro desafio para quem perdeu o faturamento, caiu a 80% a 90%, o que ela tem que fazer a partir de agora se não pode sair, pois nós vimos os números. Estamos em uma crescente com o número de casos de contágio, qual a nossa solução? Trabalhar o marketplace, a venda online. Muitas empresas hoje, estão entendendo que elas não precisam de estrutura física, que elas viviam acomodadas, mas qual era a necessidade dela ter um ponto comercial, onde pagava um aluguel caro, porque o mundo mudou não terá mais o antigo normal.” Disse o empresário 

“Entendemos que haverá uma nova realidade daqui para frente e pensando nisso criamos essa plataforma, que é um estimulo para comprar do pequeno, compre do pequeno negócio.” Completou Alex.
E para se cadastrar é fácil, precisa de vários documentos?

“É simples, como somos um site é só digitar: www.irmaoporirmao.com.br ou simplesmente mandar um recado para o nosso whatsapp que é o (65) 99238-0808, um processo todo feito pelo whatsapp, muito simples e rápido e em menos de 2 minutos a pessoa consegue cadastrar a sua empresa. E antes de comprar naquelas grandes plataformas que existem, pesquise no “irmão por irmão”, onde você conseguirá comprar o que procura, e assim estará ajudando salvar milhares de famílias” disse Alex. 

Hoje você encontra empresários com idade avançada e muitos desses, não sabem utilizar as redes sociais da forma correta. O site é fácil de acessar? As pessoas consideradas “Analfabetos Digitais” conseguirão usar?
“Essa foi a nossa sacada, porque hoje nós sabemos que o maior número de pessoas que utilizam o whatsapp, são pessoas acima de 40 anos e as pessoas que mandam as mensagens de “bom dia” no grupo da família, são acima de 50 anos. Então pensamos em uma tecnologia que fosse acessível para todas as pessoas que fossem “analfabetos digitais.” Disse Alex.

E o diferencial desse site é o cadastramento de permuta, o famoso escambo algo que hoje pode ser um diferencial para voltar a crescer, já que muitas vezes uma permuta pode ajudar o crescimento do comércio:

“Exatamente e olha que bacana, imagina quando uma grande plataforma dessas de busca, uma faxineira, um eletricista, um pedreiro, a tia que vende bolo de pote e todos eles podem se cadastrar, e uma outra novidade que a plataforma proporciona é a permuta. Nós temos um cadastro de pessoas e empresas que aceitam permutar, por exemplo a pessoa tem um restaurante e ela pode trocar os serviços com uma gráfica, então ela não envolve dinheiro, e muitas vezes a pessoa pode trocar o seu serviço como: pedreiro, faxineira e eletricista, para que ela que possa sustentar com dignidade. O objetivo é para que possamos dar autonomia, não é dar o peixe, mas ensinar a pescar” finalizou o empresário.

E para quem quiser acessar a plataforma, basta entrar no site “Irmão por Irmão” ou procurar pelo mesmo nome nas redes sociais. O programa Mais Noticias é transmitido ao vivo de segunda a sexta, das 11h as 12h pela TV Mais News, canal 17.1.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet