Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

04/06/2020 | 07:28 - Atualizada em 04/06/2020 | 07:34

Transmissões pela internet, faz a população ficar mais perto das ações do governo estadual

Caio Dias


Durante a pandemia do Coronavirus, a preocupação é e ainda será, os cuidados para evitar a infecção, mas agora durante o segundo semestre, a preocupação dos mato-grossenses é algo que atormenta durante este período com o tempo seco e por consequência as queimadas, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, vem trabalhando no sentido de diminuir as queimadas a cada ano. A secretária adjunta da SEMA, Sra. Luciane Bertinatto, foi a entrevistada do “Mais Notícias” e comentou sobre as ações da secretaria:

“Elas são uma preocupação constante para a SEMA, porque as queimadas acabam fugindo do controle em alguns momentos, como nos anos anteriores. É sempre importante ressaltar que as queimadas nas áreas urbanas, onde na maioria das vezes os incêndios acontecem acabam alcançando as áreas rurais, e é bom lembrar que toda comunidade tenha cuidado em relação a isso. O corpo de bombeiros hoje está muito ativo nesse sentido, onde eles também poderão fazer autos de infração na hora, constatando o ilícito e com isso o infrator possa ser penalizado no caso de encontrar uma situação de queimada ilegal. A preocupação no estado hoje é fazer com que tenhamos menos incidência de queimadas em relação aos anos anteriores, essa sempre será nossa meta, basta esperar como o clima se comportará daqui para frente, porque não devemos ter chuvas e o tempo ficará seco.” Comentou a secretária.

Mas fora isso que é uma grande preocupação para as pessoas, porque elas acabam tendo problemas respiratórios graves, a secretaria comenta os demais trabalhos desenvolvidos a exemplo dos vídeos e lives que acontecem nas redes sociais da SEMA, e um dos principais trabalhos que eles irão fazer nos próximos dias é a Webinar:

“Tivemos que nos adaptar a toda essa situação, ouvindo o secretário municipal de Sorriso falar, porque a preocupação é muito grande, então nós nos reorganizamos também. O importante é que a nossa comunidade e a sociedade possam ter as informações necessárias e acompanhar o que os órgãos ambientais estão fazendo em relação as suas principais missões que é: Manter a floresta em pé, autorizar aquilo que é autorizativo, fazer com que os infratores sejam punidos, para que possamos dar relevância para aquilo que é legal. E o mais importante é que avaliamos a junção de esforços, ou seja, na medida em que trabalhamos também repassamos a divulgação para a comunidade, você acaba tendo muitas pessoas que vão multiplicar essas ações na ponta. Então a informação através da webinar é muito importante pois são temas relevantes que precisam ser tratados com a sociedade” comentou a secretaria

Mas o que é e como será essa conferência denominada webinar:

“Teremos três momentos de webinar, que inicia amanhã (04/06) as 16h onde a secretária Sra. Mauren Lazzaretti irá conduzir com os noves estados amazônicos, com relação ao combate do desmatamento, ou seja, os ilícitos ambientais que estão ocorrendo nesses estados que tem o dever e o cuidado com a Amazônia legal. Então esse assunto será debatido divulgando quais são as ações que serão propostas, quais já foram executadas. E sobre o estado de Mato Grosso, onde a secretária falará que nunca esteve tão equipado, com tantas pessoas em campo para combater atos ilícitos, sendo que hoje temos mais de 17 equipes em campo, o nosso trabalho tem parceria também com a secretaria estadual de segurança pública, Ibama, corpo de bombeiros, ministério publico estadual, ministério publico federal, enfim todos os órgãos de fiscalização trabalhando em conjunto para que possamos obter os resultados de combate ao ilícito, aquilo que é ilegal e ainda sim estamos tendo dificuldade. Essa Webinar de amanhã, vem com essa proposição de mostrar para os outros estados e também trocar informações para que as ações sejam cada vez mais efetivas.” Comentou a Sra. Luciane Bertinatto.

“O Webinar será em três momentos, o primeiro será na quinta-feira(04/06), os outros dois serão na sexta-feira (5), onde teremos o debate “Floresta em pé, garantia de renda” . A floresta em pé hoje, tem várias modalidades de uso sustentáveis, então todo esse trabalho que é feito com produtos sustentáveis, o manejo florestal, a retirada daquilo que é produto dessa floresta que pode ser remanejado pelo proprietário de uma forma sustentável, todo esse trabalho que gera renda lá na propriedade. Hoje os manejos florestais, os projetos de exploração florestal que são feitos de forma licita eles geram renda, eles têm uma participação importante na economia do estado, como também os produtos que são utilizados pelos pequenos agricultores familiares como por exemplo: extração de sementes, de frutas e muito mais. O que é essa “Floresta em pé”? é a geração de renda que se faz de forma licita, então se dará bastante ênfase para isso, que o estado de Mato Grosso tem boa parte da sua renda nesse produto, denominado floresta em pé.” Completou a secretária.

Além desses seminários do webinar, um que é muito importante principalmente para o clima mundial, é a floresta em pé, qualidade de vida, mas o que isso significa para a população que não é da área:

“O Floresta em Pé, significa qualidade de vida, estamos falando sobre as mudanças climáticas, onde vamos salientar a importância de ter a floresta bem cuidada, para que possamos ter um clima adequado, para ter na propriedade rural aquilo que é dever do proprietário cuidar com ações dentro da sua área de reserva legal, área de preservação permanente, além de ter um cuidado especial com os cursos d´agua, com a fauna e a flora que ali está. Então o que é essa qualidade de vida, como isso interage com o nosso dia a dia aqui na cidade, como essa floresta em pé, nos oportuniza ter melhor qualidade de vida aqui. Esse assunto tão abrangente será tratado como uma questão de saúde, para que as pessoas possam olhar para essas florestas em pé, com qualidade de vida e a preservação da saúde” comentou a Sra. Luciane Bertinatto.

E esse isolamento e o distanciamento social fizeram com que algumas atividades das secretarias fossem abertas para todos, o que antes era apenas para especialistas agora eles poderão participar dessas atividades:

“Exato, eu acho isso extremamente importante, porque multiplicar essas informações é a parte mais importante do processo como um todo. Essa situação que está posta hoje, muitas pessoas terão a oportunidade de ver, de ouvir pesquisadores, de ouvir empresários, de ouvir secretários municipais e ver quais são as ações que estão sendo promovidas para que aquilo que é ilícito, seja combatido e para aquilo que realmente é importante, aquilo que é legal possa ser valorizado no Estado de Mato Grosso”, finalizou a secretária.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet