Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

25/06/2020 | 20:11

A primeira atitude que a casa tomou, foi suspender o trabalho voluntário...

Caio Dias

Com a pandemia do coronavirus, inúmeras situações tiveram que ser mudadas, inúmeros costumes também, comércios tiveram que diminuir o atendimento ou mudar a sua forma de atender. Mas e as instituições sociais? Pararam? Como está o atendimento agora que durante a pandemia teve que reduzir ou parar bruscamente as atividades.  Maria Helena Freire que faz parte da AACC-MT, foi até os estúdios da TV Mais, para falar um pouco de como estão as atividades da casa nesse atual momento.

Como está agora? Está parada a casa, ou fizeram uma mudança no atendimento?

“A primeira atitude que a casa tomou, foi suspender o trabalho voluntário, para obedecer às regras de saúde, porque se não haveria muita aglomeração dentro da casa, mas hoje estamos trabalhando assim, e nós temos uma resposta até positiva vindo da sociedade, em alguns atendimentos. Mas ainda está critico, pois a casa sempre precisa de voluntários, e ajuda principalmente financeira, porque tivemos uma queda grande, inclusive vindo boa parte da população” disse Maria Helena.

E como está faltando recursos financeiros, a instituição criou um bazar online. Como esse Bazar vai funcionar?

“O Bazar online é bem fácil e simples de participar, basta entrar em nosso site, onde lá estará o ícone de eventos, onde a pessoa encontrará as fotos de todas as peças que estarão nesse bazar. Então após a escolha da roupa, a pessoa faz o deposito e então é feito todo um processo de cuidados com a peça, para então quem comprou retirar a peça na AACC, só que na portaria da sede” disse Maria Helena.

E como funciona o trabalho da AACC, para quem não conhece essa instituição?

“Nosso trabalho, é uma missão de amor, ela é uma ação essencialmente voltada para as crianças que tem câncer. Ela é uma ação de combate contra o câncer infantil. Lá tem crianças que vem do interior, algumas de países vizinhos, como por exemplo, temos uma criança boliviana que está desde o ano passado conosco. Então é uma instituição onde as crianças vêm até Cuiabá, para tratar do câncer infantil e assim encontram um local de abrigo e ajuda.” Comentou Maria Helena.

Já que é uma casa que abriga crianças e seus familiares que vem a Cuiabá fazer o tratamento de câncer, qual a capacidade hoje da instituição?

“Hoje temos a capacidade é de 20 crianças, porém funciona assim a instituição. Ela tem 10 quartos e em cada quarto, é acomodado duas crianças e dois acompanhantes. Então ao total chega aí por volta de 40 pessoas.” 
“Nesse momento, temos 10 crianças hospedadas mais o seu acompanhante, e lá ela não paga nada, só recebe muito amor, carinho e a refeição que ela precisa para o seu tratamento.” Completou  Maria Helena.

Se uma pessoa hoje não puder colaborar no bazar solidário, existe outra forma dela ajudar a instituição?

“Se tornando um doador da casa, onde ele ou ela entrará em contato através do telefone (65) 3025-0800, que é o nosso numero geral ou pelo whatsapp oficial da central que é (65) 98455- 8788, que irá diretamente na central de doações, claro que além desses números, temos também as redes sociais.”

“Desde 2009 a AACC, já conta com uma equipe de telemarketing, e essa equipe de operadores está trabalhando em Home Office, então eles podem entrar em contato com o doador, ou de repente quando um possível doador entra em contato com o operador, é feito um breve cadastro. Então tem várias formas de ajudar a instituição de forma financeira.” Completou  Maria Helena.

Mês de junho, mês de festa junina, vocês estão preparando alguma coisa? Já que todos os anos, vocês preparam uma grande festa. Como vai ser feito esse ano?

“Encontramos uma ideia, um arraial solidário, onde a pessoa fica em casa e nós na sede. Onde foi realizado de forma 100% virtual, as crianças gravaram vídeos brincando, mas cada um com toda a segurança possível”. Comentou Maria Helena.

E quem quiser se voluntariar para ajudar a instituição como faz?

“É bem fácil, quem quer ser voluntário da AACC, encontra dentro do nosso site um formulário, onde lá ela pode se cadastrar para trabalho voluntário ou entrar em contato nos telefones de contato, onde fará um cadastro rapidamente para oficializar e se tornar um voluntário”. Finalizou Maria Helena.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet