Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Entrevistas

16/07/2020 | 17:57

Secretaria Estadual de Cultura e Esporte, cria um projeto para valorizar o treinador de MT

Caio Dias

A secretaria estadual de cultura e esporte, está trabalhando para fomentar o esporte mato-grossense, no pós pandemia. Por isso o secretário adjunto de esporte Jeferson Neves, nos concedeu uma entrevista para falar sobre esses e outros assuntos.

Por muitos anos os treinadores de Mato Grosso, não foram bem valorizados. Agora a secretaria pretende mudar isso?

“Isso é um sonho, que temos há bastante tempo, que é premiar os treinadores que levam o nome do nosso estado, para o país e o mundo afora com resultados e com os nossos atletas. E é um projeto que envolve e funciona parecido com o Bolsa Atleta, que é um projeto que foi um pouco adormecido tempo atrás, onde agora estamos resgatando e inclusive dobrando o número de bolsas que vamos dar para os nossos atletas, para que continuem treinando, e agora com seus treinadores, que os ajudam a alcançar os resultados. Serão 12 parcelas anuais de mil reais para aqueles treinadores que ajudam os atletas a ficarem entre os três primeiros lugares, do pais ou suas equipes, dependendo do esporte coletivo e 1.500 reais para aqueles treinadores que levarem seus atletas, a terem resultados a níveis internacionais, tais como: Pan-americano, campeonato mundial e por ai vai. É um suporte, sabemos que não é o que esses guerreiros merecem, mas é uma forma do estado de maneira sistemática, ajudar o desenvolvimento do nosso esporte e ajudar os treinadores a terem uma condição mínima de trabalho”. Comentou o secretário adjunto

E qual o percentual de técnicos que irão conseguir atingir essas metas, para entrar no programa? 

“Inicialmente para esse primeiro ano de projeto, temos 25 bolsas, são 10 para treinadores internacionais e 15 para treinadores com resultados nacionais. Então isso como tudo funciona no esporte, é através da meritocracia, aqueles que tiverem os melhores resultados, com seus atletas que conseguirem resultados, vão ser aqueles que serão contemplados com esse projeto. Isso deveremos fazer igual a política pública, ajudaremos de forma sistemática, sem a pessoa precisar bater de porta em porta, para pedir apoio político, ou ter que ficar implorando ajuda da iniciativa privada também, sendo assim ele terá uma condição mínima de trabalho.” Afirmou Jeferson Neves.

E os pontos esportivos que estão fechados hoje, existe a previsão de reabertura?

“Esse é um outro projeto que nós implementamos agora também, assim como temos também a visão como o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, pra termos esse apoio técnico e sistemático. E esses pontos de esporte servem para isso, pegar projetos sociais e esportivos, já implementados como por exemplo, o judô-Bope, tem o instituto mãos limpas além de outros projetos sociais que prestam serviços maravilhosos para a nossa sociedade. E eles nunca tiveram o apoio sistemático do estado, tinham apoios pontuais, como quando conseguia uma emenda de algum deputado, conseguia o apoio quando o prefeito era amigo de alguém e assim vai. Mas agora o estado está fazendo isso de forma sistematizada, porque é um edital que inclusive, aberto dia sete de julho e vamos implementá-lo até dia oito de agosto. Então para aqueles projetos esportivos, que já tem serviços prestados e já são continuados, não valem para competições ou eventos, é para projetos continuados, que dão o suporte, como alguns projetos na capital e no interior. Essa é uma forma do estado contemplar esses, projetos de forma sistematizada, e que com toda certeza, faremos que os treinadores tenham uma certa programação em suas ações”. Comentou o secretário adjunto.

E como funcionará essa parceria com a Universidade do Paraná?

“Esse é um projeto de capacitação e formação dos nossos treinadores e dirigentes esportivos de uma maneira geral, com cursos, projetos de formação, trazer conhecimento das ultimas tecnologias esportivas e troca de dados. Hoje tem pesquisas cientificas sendo realizadas tanto aqui quanto lá, e fazer uma junção através do instituo de ciência esportiva, que é nacional e comandado pela Universidade do Paraná, fazer com que essas informações que são sérias e levantadas aqui no estado, sejam propagadas a nível internacional e que iniciativas como a nossa, venham ser implementadas em outros estados e aproveitarmos o que tem de melhor lá e aqui. Esse projeto, por exemplo, deu origem a um estudo muito interessante por parte da Universidade de Mato Grosso, que através dos jogos escolares fez um levantamento, e descobriu que os finalistas dos jogos escolares estaduais, tem uma média no IDEB, na avaliação do ensino médio desses atletas, superior em mais de 16% em relação aos não atletas, ou os que ficaram pelo caminho, ou seja aquilo que já víamos na prática de forma empírica, a universidade conseguiu documentar isso através de artigo cientifico, então isso é bastante interessante para nós, faz com que mostremos os resultados da politica publica de forma efetiva e sem demagogia, mostrando dados e isso para nós é muito importante, e esse convenio só tem a agraciar o nosso trabalho”. Comentou o secretário

Como está o planejamento de reabertura dos parques?

“Isso provoca uma tristeza muito grande, porque é uma ferramenta, que a nossa sociedade tem para inibir um pouco dessa loucura que estamos vivendo, mas entendemos que por conta de alguns abusos, que tivemos da nossa população de uma maneira geral, essas medidas tiveram que ser tomadas, entendemos e esperamos que isso acabe logo, pois os nossos parques, a nossa arena, onde funciona a nossa secretaria, deixamos aberto até o ultimo momento, funcionando como uma válvula de escape, de uma forma organizada onde a população tinha como fazer atividade física. Mas infelizmente recebemos essa decisão e espera que tenhamos o controle, o governo do estado está fazendo sua parte, e nós aqui na arena, recebemos uma missão terça feira passada, de montar uma unidade de pronto atendimento e testagem, onde estamos trabalhando nesse projeto e espero que ainda essa semana, conseguiremos concluir para diminuir esses números, que na verdade são pessoas que estão sofrendo, com toda essa loucura que estamos vivendo aqui e por isso esperamos que passe logo”. Comentou Jeferson Neves.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet