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Entrevistas

10/08/2020 | 20:58

Mesmo durante a pandemia os acidentes de transito continuam crescendo

Caio Dias

Recentemente a prefeitura de Cuiabá noticiou que a maioria das multas de trânsito, se deve a condutores que entram na contramão.

Manobras assim na maioria das vezes acaba levando até mesmo a acidentes de trânsito, e envolvendo advogados e principalmente especialistas no trânsito. Por isso vamos conversar com a Aleciane Sanches que é advogada especialista em direito de trânsito.

Quais são os direitos e deveres de condutores e pedestres?

“Percebemos que hoje muitos acidentes de uma forma geral, ocorrem principalmente por uso de telefone celular que tanto está na mão de condutores, como também existem diversos acidentes em decorrência de celulares que estão na mão de pedestres. Então o celular tira muito a atenção e consequentemente as pessoas acabam sendo atropeladas e etc. Logico que o código traz muito mais do que deveres do sistema nacional de trânsito, para poder cuidar de uma forma geral como, questão orientativa e outras coisas que vimos por aí. Campanhas orientativas normalmente são feitas, mas de forma isolada, o maio amarelo não teve condições de ter a sua plenitude em virtude da pandemia, foi passado para setembro. Mas a informação de transito é uma coisa que tem que ser dada a todo instante, porque tem muitas pessoas que desconhecem as regras de circulação, ainda mais a condição do ciclista, pedestre porque temos um código de transito muito legalista onde explica exatamente como todos devem se portar no transito e percebemos que isso não ocorre muito por falta de educação, porque educação é prevista desde o começo do ensino, e vimos que essa educação para o transito prevista em lei não é aplicada na pratica, não tem escolas efetivas para isso e muito menos no currículo interdisciplinar que possa trabalhar isso”. Comentou Aleciane Sanches.

Como mudar a cultura do celular no trânsito?

“Apenas com a educação, acredito que ela é a única forma de tentar trazer a conscientização, porque ouvimos falar que as pessoas tem que se conscientizar, mas se pararmos para pensar e colocar em uma condição bem prática, hoje parece comum passar por um acidente de transito e olhar para uma pessoa morta, e por alguns segundos desacelera o carro e pensa naquele cena que acabou de ver, mas volta acelerar logo depois porque parece uma coisa comum em nossas vidas. Então ou é feito uma campanha de educação ao ponto de trazer uma conscientização significativa ou nada vai mudar, é a mesma coisa que algumas escolas que pregam que a criança deve atravessar na faixa de pedestre, e quando ela sai na rua ela não vê isso, então não adianta uma informação isolada em uma condição de educação, ou é todo um sistema integrado ou não tem como funcionar só por conscientização, temos que começar pela educação porque quem sabe daqui alguns anos, as coisas mudem como o celular. A questão do celular por exemplo, se não bastasse falar no celular sendo uma infração de trânsito, foi criado um novo tipo também como manusear. Então agora o fato de manusear o celular, falando por um aplicativo e isso se torna infração de trânsito que foi adicionado ao manual de trânsito, então você vê que antes de reduzir, está ampliando as infrações pelos modelos e meios da utilização do celular e outras situações”. Comentou advogada.

Cuiabá e Várzea Grande teve um aumento de 63% em comparação com 2019, isso é muito para o trânsito?

“É muito e ainda mais se tratando que estamos em pandemia, então presume-se que muitas pessoas não utilizem os veículos na condição de lockdown e em alguns lugares as pessoas não precisassem trabalhar, só que boa parte dessa explosão ocorreu nos primeiros meses do ano, onde não estávamos na pandemia, teve até uma condição mundial onde vários países se integraram para que agora em 2020, pudesse reduzir os números de acidente de transito em 50%. Chegamos em 2020 e o Brasil não deu conta de fazer isso, então temos ai um aumento crescente, muitas vezes por causa impunidade, do sistema penal ser um pouco mais leve em alguns aspectos que tratam em direitos do transito, então muitas vidas são ceifadas e um exemplo disso é que quando tem queda de um avião vira noticia nacional, mas morre pelo menos um avião por dia de pessoas no transito, é que não da tanta ênfase em acidentes de transito, como deveria ser dado. Então medidas mais severas para coibir algumas ações são necessárias porque falamos na pandemia e o numero de pessoas que estão morrendo, logico é agravado cada vez mais, mas há mortes de outras formas e não podemos tirar o foco dessas outras formas, além de precisarmos de politicas publicas que trabalhe em prol do transito, em que não vemos isso acontecer. Finalizou Aleciane Sanches. 
 
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