Imprimir

Imprimir Entrevista

05/11/2017 | 13:49 - Atualizada: 05/11/2017 | 13:58

"Data dos 300 anos de Cuiabá é extremamente emblemática, mas ela seria a cereja do bolo” afirma Júnior Leite

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), criou recentemente a Secretaria Extraordinário Cuiabá 300 (Sec 300) para planejar, acompanhar e captar recursos para obras, serviços e eventos voltados ao aniversário de 300 anos da Capital.

Com o intuito de esclarecer e saber do andamento das obras, o entrevistado dessa semana do TV Mais News é o atual Secretário da Sec 300, Júnior Leite.

TVMais - Quando o Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro criou a pasta da Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 anos (Sec 300) ela foi muito criticada, principalmente pela crise política do nosso estado e em Brasília, como lidou com essas críticas?

Júnior Leite - Na Verdade quando o prefeito Emanuel Pinheiro criou a pasta ele criou justamente em virtude de todas as dificuldades que o nosso município e nosso Estado vem enfrentando.

 Porque que eu falo justamente? Por que essa pasta foi criada sem orçamento. Ela não tem cotação orçamentaria para execução de nenhum projeto. Foi criada com o corpo técnico extremamente enxuto e com a intenção de destravar alguns projetos. Então, justamente por conta da crise que o Prefeito tomou essa decisão. Porque no momento que você destrava alguns projetos você vira a economia. Gera alguns recursos e faz com que o dinheiro circule na cidade.

Vou citar o exemplo do projeto Bus Tour. O edital já estará sendo liberado nos próximos dias. O Bus Tour vai gerar uma economia dentro da cidade. Teremos a oportunidade de conhecer pontos turísticos da cidade e ao mesmo tempo, o transporte de turistas em locais como restaurante, museus, igrejas.

 Isso faz de alguma forma, que se utilize da economia local como locomotiva desses projetos.

O prefeito Emanuel Pinheiro criou a Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 anos, para ser uma secretaria de articulação e que possa destravar projetos que ele entende como prioridade para Cuiabá.

TVMais – Como a pasta destravaria esses projetos?

Júnior Leite - O serviço público não é um privilégio nosso. Tem algumas travas que são evidentemente necessárias para que exista um controle. São métodos de controle para que os investimentos sejam feitos e aplicados com o objetivo final.

Porém algumas dessas travas, se não houver uma gestão direta e quase que exclusiva. Se perde no tempo. Cito como exemplo a Secretaria de Educação. Ela já tem uma demanda diária, que muitas vezes, falta estrutura, falta pessoal. Um projeto novo ali dentro só vai piorar a situação, ou seja, O secretario Rafael Cotrim vai ter mais dificuldades em fazer com que aquele projeto especifico rode. Pelo menos na velocidade que a gente precisa. Então é aí que a secretaria de 300 anos entra.

Vou te dar um exemplo muito concreto disso. O protocolo assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na Florida, com a empresa Microsoft. Que é a maior empresa de software do mundo. A Microsoft doando para o município 13 milhões em soluções tecnológicas, para várias áreas. Nós escolhemos, junto com a empresa e Emanuel que a primeira área de atuação será a educação. Só depois esse protocolo será decimado nas demais secretarias. Mais a primeira Secretaria a ser atendida pelo projeto será da educação.

Na semana retrasada, recebemos em Cuiabá dois executivos da Microsoft, fazendo o planejamento para a implantação desse projeto dentro da Rede Municipal de Educação para o ensino fundamental. Então, desde o treinamento do profissional da educação, administrativo, pedagógico até os professores e alunos.

Esse protocolo que será ligado a educação, foi planejado para que o aluno da rede fundamental possa ter acesso a tecnologia como um aluno da rede privada. Se deixasse isso por conta do Secretário da Educação com certeza seria feito a implantação desse projeto. Porém, levaria um pouco mais de tempo. Porque a demanda do Secretário ocupa muito o seu tempo. Do que a prioridade no caso, de uma parceria como essa.

Então, nesse viés que a Sec 300 entra. Para fazer interlocução com uma empresa, a trazer os empresários, recebe-los. Formatar o planejamento e sentar com o Secretário Cotrim com o processo bem mastigado, para que ele possa tomar a decisão e fazer a implantação do projeto com mais rapidez.

TVMais - Então é dessa maneira que a Sec 300 Cuiabá vai trabalhar, articulando com as outras secretarias para buscar parcerias, até mesmo emenda parlamentares?

Júnior Leite - Isso mesmo, emendas parlamentares, recurso do Governo Federal, iniciativa privada. Enfim os projetos que o prefeito entender como prioridades a Secretaria Extraordinária Cuiabá 300, tem como responsabilidade fazer acontecer e de forma mais rápida e com menos burocracia possível. A pasta vai trabalhar dessa forma, trazendo recursos de fora e também com parcerias de iniciativa privada.

TVMais - Tem estimativa de quanto já entrou em recursos na pasta oriundos de parcerias de iniciativas privadas?

Júnior Leite – Se for colocar os projetos que já estão em andamento, o que captamos da Microsoft. Já estamos falando de 13 milhões. Pagaria o custo operacional da Sec 300 pelo menos até o final do mandato do prefeito Emanuel, e ainda ficaríamos com crédito. Isso falando em valores, mas aqui estamos falando de qualidade de ensino. A educação fundamental não tem preço.

Mas se vamos falar de valor. Tem a Microsoft que fizemos esse convênio, tem várias parcerias privadas que estão engatilhadas só aguardando a questão legal, para efetivar. No caso dos relógios dos 300 anos. São três relógios interativos que serão colocados na cidade. Com o intuito de fazer campanhas voltadas a utilidades públicas.

 Tem também os três cubos de vidros que serão instalados em três pontos da cidade. Dois deles um na Orla do Porto e um no Parque das Aguas. Onde será feita parceria com a Policia Militar, para fazer o gerenciamento e o policiamento desses locais.

Além do Pró Bus Tour que é um projeto 100% recursos de iniciativa privada. A prefeitura não tem nenhum investimento nesse projeto.

Todos os eventos do calendário de festividades serão feitos com iniciativa privada, ou seja, não vai ter contrapartida financeira da Prefeitura.

Então são inúmeros projetos que iremos buscar parceria da iniciativa privada, alguns estamos somente aguardando resolver as questões burocráticas para que seja feita a execução desses projetos.
 
TVMais – Quais os projetos à serem entregues para a população? Já tem previsão para entrega?

Júnior Leite – Os relógios estão prontos. A previsão é que, pelo menos um relógio seja entregue até final de dezembro. Talvez na virada do ano.

O Bus Tour também já está pronto. Só estamos aguardando o edital para fazer o lançamento oficial.

 As festividades Natal, réveillon e carnaval e aniversario de Cuiabá já estão projetados. Alguns deles, já estão com recursos garantidos para que sejam feitos. E tem outros projetos que estamos terminando de formatar para que a secretaria possa entregar.

TVMais – Sobre as festividades, o que está previsto para a população?

Júnior Leite – O Natal oficial da prefeitura deste ano será na Praça Alencastro, no centro de Cidade. Depois de muitos anos o natal volta para o centro histórico. Teremos um presépio, Casa do Papai Noel. O prédio da prefeitura será todo iluminado.

Em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a secretaria vai iluminar o prédio Maria Joaquina.

Estamos com parcerias dos comerciantes em torno da Praça Alencastro. A Associação Comercial de Cuiabá vai nos ajudar também com a parte da decoração da praça.

No período de 08 a 23 de dezembro, será montada no centro cidade,  uma praça de alimentação, com Food Trucks. Para a população fazer as compras e também aproveitarem e serem atendidos pelo Papai Noel.

Já no período de 16 a 23 de dezembro está programado a Projeção Mapeada. Uma projeção 4D, que será realizado na parede da Catedral. Uma tela gigante, com filmes relacionados a temas de natal, ressurreição de Cristo, histórias com características da nossa cidade.

Será um grande cinema 4D no centro de Cuiabá. A população poderá assistir os  filmes das 8h até as 22h.

TVMais-  E para a programação das festividades do aniversário de Cuiabá, mais especificamente os 300 anos, o que já tem preparado?

Júnior Leite – Já existe uma programação sendo preparada para os 300 anos de Cuiabá. Na verdade, não é somente uma festa, são vários eventos. O objetivo do Prefeito Emanuel é colocar Cuiabá no roteiro turístico nacional.

Para isso precisamos criar um calendário de acontecimentos na cidade e fazer com que Cuiabá seja vista como um polo turístico. Seja ele, turístico por festas, eventos ou turismo comercial. Então estamos trabalhando nesse norte. Incluir Cuiabá no roteiro turístico nacional e até mesmo internacional.

Estamos preparando várias opções de festividades que vão de agora (com as datas comemorativas, natal e réveillon) até 2020. A data dos 300 anos é extremamente emblemática, mas ela seria a “cereja do bolo”. Quer dizer, não é só fazer uma festa no dia 8 de abril. Tem uma continuidade, que vai de agora até o final do mandato do Prefeito Emanuel Pinheiro.
 
 
 
 
 
 
 Imprimir