Imprimir

Imprimir Entrevista

12/11/2017 | 20:54

"Importante é que a MTmamma conseguiu atingir o objetivo da campanha: o toque"afirma Cleuza Dias

 A MTmamma  amigos do peito- Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, realizou pelo oitavo ano consecutivo a campanha ‘Outubro Rosa’ e teve uma extensa programação como palestras, caminhada e dia na praça para divulgar o diagnóstico precoce do câncer de mama (medida que pode representar a cura em mais de 90% dos casos), orientar para a consulta médica e a realização dos exames periódicos. 

A entrevistada da TV Mais News desta semana é a presidente da MTmamma, Cleuza Dias Leite. Em entrevista Cleuza avalia a campanha do ‘Outubro Rosa’ deste ano, sobre os trabalhos realizados em prol das vítimas do câncer de mama. Além de falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que mais atinge o sexo feminino. 

TVMais - O qual é a importância do câncer de mama? 

Cleuza Dias - O câncer de Mama não tem uma prevenção primária, ele tem uma prevenção secundaria. O que é uma prevenção secundaria? São itens que você pode fazer para detectar um câncer em uma fase inicial. Por exemplo fazer o autoexame todos os meses, mesmo que você detecte ele tão na fase inicial, mas ainda há tempo de tratar. Por isso é tão importante o autoexame. Para a mulher a partir dos 40 anos, recomenda se fazer a mamografia. Com ou sem sintomas.

A mamografia é um exame que chamam de padrão ouro. Ela detecta o câncer em uma fase de grão de areia, então é muito mais fácil de tratar.

Então essa é a prevenção, os cuidados que a mulher tem que ter. Fazer sempre o autoexame e ir pelo menos uma vez ao ano ao médico ginecologista, fazer os exames e pedir para o médico fazer o exame nas mamas e verificar se existe ou não alguma anormalidade.

O objetivo das campanhas é reduzir a mortalidade. Porque ainda se morre muitas mulheres com câncer de mama por conta de descobrir a doença em uma fase em que ela virou metástase, ou seja, se espalhou pelo corpo, podendo assim se alojar em órgãos vitais do corpo humano e causar a morte de milhares de mulheres.

TVMais - Qual é o trabalho desenvolvido pela MTmamma?

Cleuza Dias - O trabalho desenvolvido pela MTmamma é basicamente de apoio. Nós trabalhamos com duas frentes. A primeiro é o de esclarecimento e informação realizado através de palestras, campanhas educativas, programa de orientação, entrega de panfletos além de levar as mulheres informações sobre o câncer de mama os cuidados com a doença. A segunda frente é o de apoio a mulheres e homens com o câncer de mama.
 
TVMais - Qual é o diferencial deste trabalho no mês de outubro
?

Cleuza Dias – A MTmamma trabalho o ano inteiro com esse apoio e recolhimento das mulheres com o câncer. Por que as mulheres descobrem a doença durante o ano todo. Mas no mês de outubro é um mês de alerta. Um mês em que todos estão ouvindo falar do câncer de mama, as luzes de alguns prédios estavam na cor rosa, para chamar a atenção. Então é o mês que mais tem procura de exames e as mulheres se envolvem mais se sensibilizam para fazer o autoexame e cuidar da saúde.

O mês de outubro foi o escolhido como um mês de alerta para o câncer de mama. Mas o alerta é feito durante o ano todo, porém com menos intensidade. Agora no mês de outubro são praticamente 100 palestras, muitas orientações e entrevistas. O alcance e a abrangência é bem maior para o câncer de mama nesse período.

TVMais - Quantas pessoas são assistidas pela MTmamma?

Cleuza Dias – Temos diretamente 235 assistidas que já passaram ou estão passando pelo câncer de mama. No mês de outubro geralmente esse número aumenta. Mais o menos 150 mulheres estão passando pelo tratamento, as demais já passaram pelo tratamento, mas continuam com o apoio da MTmamma.

As assistidas recebem de uma forma ou de outra as terapias, hidroginástica e yoga. Existem atividades que as assistidas precisam para o resto da vida. Uma vez assistida sempre assistida, volta e meia elas precisam de algum apoio da MTmamma.

TVMais- Como a associação se mantém?

Cleuza Dias – A MTmamma é uma associação, sem fins lucrativos, não temos nenhuma verba regular institucionalizada pública. Ela se mantém através de patrocinadores, pessoas físicas e associados que pagam mensalmente uma mensalidade para custeio das despesas da MTmamma.

A contribuição vem também através da venda de produtos da MTmamma, como camisetas agenda, copo, e produtos customizados e artesanatos. Também temos uma feira que acontece anualmente, onde são vendidos os artesanatos.
 
TVMais - Sobre a campanha Outubro Rosa 2017, qual foi sua avaliação?

Cleuza Dias – A avaliação da campanha é sempre muito boa, porque tem uma abrangência grande. Temos cada vez mais apoio da imprensa que é importante para divulgar, orientar e esclarecer. Neste ano, tivemos mais de mil pessoas que passaram pela praça e receberam orientação. Tivemos mil pessoas que assistiram as palestras. Teve também mais de mil pessoas que assistiram a abertura do ‘Outubro Rosa’. Tudo isso chama atenção para o câncer de mama e contribui muito com a campanha para atingir o maior número de pessoas.
Fizemos quase 100 palestras, o que implica dizer que atingimos cerca de 10 mil pessoas diretamente. Por que além das informações repassadas, tem a imprensa que contribui muito.

O importante é que conseguimos atingir o nosso objetivo, que é “se toque”, para você detectar o câncer em uma fase inicial e reduzir a mortalidade. Na verdade, o número de câncer de mama não diminui. Mas o número de pessoas que descobrem na fase inicial já está sendo bem maior do que nos anos anteriores. Então esse é o objetivo da campanha e foi plenamente alcançado.
 
 
 Imprimir