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Notícias / Economia

25/05/2020 | 07:48

Pesquisa mostra como população de MT se deslocava para compras antes da pandemia

Redação TV Mais News

A distância média percorrida entre as cidades de Mato Grosso para compras de vestuário e calçados foi de 198 km em 2018. Já para comprar eletroeletrônicos e móveis os mato-grossenses percorreram, em média, 181 km no mesmo ano. Os dados constam na pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018 – Informações de deslocamentos para Comércio, com dados preliminares, análises e regionalizações que identificam cidades que funcionam como polos comerciais para compra de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O isolamento social atual desencadeou mudanças no padrão geográfico de consumo por causa da redução da atividade comercial e de restrições de deslocamentos entre municípios. De acordo com o gerente de Redes e Fluxos Geográficos do IBGE, Bruno Hidalgo, a pesquisa pode contribuir para fazer diagnósticos mais detalhados de impacto específico para essas cidades que funcionam como centros comerciais.

“As cidades que são destinos recorrentes para realização de compras dos itens investigados pela pesquisa podem sofrer redução de vendas específicas durante esse período de pandemia em razão de receberem menos consumidores do que o habitual”, explica.

Segundo a pesquisa, o Mato Grosso costuma apresentar médias de deslocamento mais semelhantes às encontradas na região Norte do que aos demais estados da região Centro-Oeste, sobretudo por conta do padrão de deslocamentos encontrados no leste do estado. Mato Grosso foi o segundo estado com maior distância média percorrida (181 km) para compras de eletroeletrônicos e móveis, atrás apenas do Amazonas, que teve mais que o dobro de deslocamento médio, de 388 km.

Para os percursos para adquirir vestuário e calçados, com média de 198 km, MT ficou em terceiro no ranking, atrás de Amazonas (341 km) e Rondônia (209 km). 

No Centro-Oeste, a distância média percorrida é de 140 km para compras de vestuário e calçados e de 127 km para eletrônicos e móveis. Para cada um dos quesitos da Regic, foi definido um índice de atração, que aponta uma dimensão da quantidade potencial de pessoas que a cidade pode atrair para a aquisição de determinado bem ou serviço. O índice é calculado a partir da população residente nos municípios entrevistados e o percentual dos destinos.

Em Mato Grosso, os cinco principais destinos por índice de atração, tanto para vestuário e calçados quanto para eletroeletrônicos e móveis foram Arranjo Populacional de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Tangará da Serra e Arranjo Populacional de Barra do Garças.

Fonte: Olhar Direto

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