Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

25/05/2020 | 08:40

Queda no consumo e exportações jogam Alemanha em recessão no 1º trimestre

Redação TV Mais News

Os impactos da pandemia do novo coronavírus fizeram a economia da Alemanha entrar em recessão, com recuo de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três últimos meses de 2019, divulgou nesta segunda-feira (25) a Agência Federal de Estatísticas. Foi a maior queda trimestral desde 2009, confirmando dados prévios divulgados no dia 15.

A recessão técnica é definida como a queda do PIB por dois trimestres consecutivos. No quarto trimestre de 2019, o PIB da Alemanha já havia diminuído 0,1%.

A queda do PIB no primeiro trimestre de 2020 é explicada principalmente pela queda no consumo das famílias, 3,2% em relação ao trimestre anterior.

O órgão informou que houve queda também nos investimentos (6,9%) e nas exportações (3,1%).

Já o setor da construção, que representa quase 10% da produção alemã e é o maior empregador do país, avançou 4,1% e impediu uma contração ainda mais profunda da economia. Os gastos do governo aumentaram 0,2% no trimestre e são apontados como outro ponto positivo entre os dados sombrios.

A queda de 2,2% é a maior desde a crise financeira de 2008-2009 e a segunda maior desde a reunificação alemã, em 1990. No quarto trimestre de 2019, a economia alemã havia caído 0,1%.

Pessimismo
Economistas esperam uma queda ainda maior na produção no segundo trimestre, à medida que a maior parte das restrições introduzidas em meados de março para combater a pandemia de Covid-19 se tornam mais aparentes.

"Como o desempenho do primeiro trimestre é o resultado de 'apenas' duas semanas de interrupção na cadeia de suprimentos devido a medidas de bloqueio na Ásia, não é necessário muita habilidade analítica para prever uma queda muito mais forte no segundo trimestre", disse o economista Carsten Brzeski.
"Mais três semanas de bloqueio e uma abertura muito lenta de algumas medidas não são um bom presságio para o segundo trimestre."

Fonte: G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet