Mato Grosso,
Terça-feira,
16 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

04/06/2020 | 10:16

Fiscalização encontra excesso de mesas em praças de alimentação e inadequações em shoppings

Redação TV Mais News

Agentes da Secretaria de Ordem Pública estiveram, na manhã desta quarta-feira (03), acompanhando a abertura do Shopping Estação e Popular no primeiro dia de retomada gradativa de suas atividades. A fiscalização encontrou algumas irregularidades, que precisarão ser sanadas. Uma delas era o excesso de mesas nas praças de alimentação dos empreendimentos

Nesta primeira vistoria, foram encontradas inadequações nas duas unidades, como falta de demarcação de espaçamento em filas, assentos em corredores, excesso de mesas em praça de alimentação e falta de mural informativo em elevadores. Foram feitas notificações pra que as administrações providenciassem a adequação em até 24h.
 
“Nossa equipe está sempre vigilante com objetivo de garantir que as medidas do decreto assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro sejam cumpridas. É importante que a população e os empresários colaborem, para que tenhamos uma retomada gradativa das atividades comerciais segura e saudável”, comentou o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales.
 
A equipe esteve presente no momento de abertura das duas unidades, afim de verificar as medidas de segurança tomadas pelas administrações dos estabelecimentos. A adequação dos locais para o recebimento do público é indispensável para a retomada gradativa das atividades e foi assegurada em Termo de Compromisso, assinado entre a Prefeitura de Cuiabá e a categoria, como parte do planejamento iniciado no dia 27 de abril de 2020. 
 
De acordo com o superintendente do Shopping Estação Cuiabá, Anderson Rondon, o espaço passou por desinfecção, como consta no decreto, para que os clientes se sintam seguros e confortáveis ao frequentar o shopping e para que possam aproveitar a experiência. "Implantamos novas rotinas de cuidado, seguindo rigorosamente as normas do decreto municipal nº 7.929/2020 e contamos com a compreensão da população para esse momento de adaptação. Tudo foi preparado com muito carinho e cuidado".
 
A Secretaria de Ordem Pública informa que vai acompanhar o funcionamento dos shoppings centers e Popular em Cuiabá, realizando ações de fiscalização de rotina para garantir a segurança e saúde da população e que, caso constatado descumprimento de medidas estipuladas em decreto, tomara as medidas punitivas cabíveis.

Movimento

Os shopping centers de Cuiabá abriram suas portas, nesta quarta-feira (3), depois mais de mais de dois meses fechados como forma de prevenção ao coronavírus. Dentre as medidas estabelecidas pelo decreto municipal, está a aferição da temperatura de todos os clientes com termômetro infravermelho. Apesar de alguns clientes terem aguardado ansiosamente pelas 14 horas, quando seria permitida sua entrada, o movimento foi tímido neste primeiro dia, e algumas lojas, que ainda se adaptam ao 'novo normal', não conseguiram reabrir nesta mesma data. 

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade, a principal medida tomada foi a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Além disso, equipamentos e produtos de higiene específicos serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, máquinas de autoatendimento e praça de alimentação.

Conforme nota do Shopping, restaurantes, sorveterias e cafeterias, não voltam atender neste primeiro momento de reabertura. Conforme o decreto, esses estabelecimentos serão liberados para funcionar a partir da próxima semana, incluindo os que possuem sistema self service, com capacidade reduzida a 50% e com o devido distanciamento entre as pessoas. Sistema delivery segue com atendimento normal, diariamente, das 10h às 22h.

Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes deverão usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas pelo termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8°C seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes também ficarão à disposição dos clientes nos corredores do shopping.

O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas no empreendimento e a redução da capacidade de ocupação não apenas do shopping, mas também dentro das lojas. Outra medida contida no protocolo de prevenção é a manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual para facilitar a renovação do ar. A higienização do filtro de ar-condicionado também vai ganhar reforço durante o período de retomada.

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet