Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

09/06/2020 | 07:48

Infectologista diz que ineficácia de respiradores adquiridos por MT na China é “fake news”

Redação TV Mais News

Responsável por orientar o Governo de Mato Grosso na escolha do modelo de respiradores utilizados no Estado para tratar a Covid-19, o especialista em infectologia e professor universitário, Abdon Karhawi, classificou como “fake news” as notícias de que os produtos não seriam eficazes para o tratamento da doença. Uma equipe técnica do Hospital Estadual Santa Casa também elaborou um laudo sobre o assunto.

A suposta ineficácia dos respiradores comprados na China pelo Governo de Mato Grosso teria base no relato de médicos que atuaria no Hospital Estadual Santa Casa, que dispõe de leitos exclusivos para tratar da Covid-19. Conforme o próprio Governo do Estado, as informações circularam em grupos de WhatsApp e afirmavam que os equipamentos não serviriam para tratar pacientes de coronavírus.
 
Em um vídeo, divulgado também nas redes sociais, Abdon afirmou que a informação é mentirosa e garantiu, ainda, que os respiradores atendem a todas as normas técnicas e protocolos de segurança do Ministério da Saúde, não representando nenhum risco aos pacientes ou às equipes médicas. Ao todo, o Estado comprou 120 desses equipamentos.
 
“Infelizmente algumas pessoas de má índole estão fazendo essa divulgação, tentando desacreditar a compra e fazendo com que a população fique insegura. Os respiradores são extremamente adequados para atender pacientes com Covid-19 ou qualquer paciente com doença pulmonar grave. Eles fazem todas as modalidades de ventilação que nós fazemos no dia a dia”, explicou Abdon.
 
O infectologista afirmou, ainda, que todos os respiradores foram testados pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde e, inclusive, já estão sendo usados nos pacientes que contraíram o vírus.
 
“Quero deixar todos seguros que os ventiladores são adequados, são 120 respiradores que foram comprados, e estão funcionando de maneira muito adequada nos hospitais geridos pelo Estado de Mato Grosso e vão ajudar muita gente, as que mais precisam”, concluiu.
 
Laudos
 
O Governo do Estado citou, em nota, a existência de dois lados que comprovariam as declarações de Abdon. O primeiro é um laudo técnico assinado pela diretora da Santa Casa, Patrícia Neves, e pelo médico intensivista Ilson Lara. O outro laudo, feito pela empresa Mediall Brasil (que testou os equipamentos).
 
“Este aparelho atua eficientemente na melhora de troca respiratória pulmonar com incremento da PEEP (pressão expiratória final positiva), dando total condições para a recuperação pulmonar do paciente. Logo, reafirma que o aparelho da marca Amoul – modelo T7, é totalmente ideal para tratamento desta patologia”, diz a conclusão do laudo elaborado pela equipe médica da Santa Casa.

Fonte: Olhar Direto 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet