Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

10/06/2020 | 07:44

Deputados fiscalizam unidades de saúde, contestam dados do estado e apontam até falta de sabonete

Redação TV Mais News

Deputados estaduais fiscalizaram unidades hospitalares referência para tratamento da Covid-19 e usaram as redes sociais para afirmar que infelizmente constataram que há quase uma superlotação. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) chegou a questionar se o Estado vinha escondendo dados de internados.

Líder da oposição na Assembleia Legislativa e médico sanitarista da rede pública de saúde, Lúdio questionou o secretário Gilberto Figueiredo se esse colapso foi causado há poucos dias ou se existia algum tipo de subnotificação. 

"Só desde anteontem o estado passou a informar o número real de internações dos leitos UTI. Até o dia 3 ou 4, só se informava o número de casos internados. Aí de anteontem pra cá os casos suspeitos passam a ser informado. O estado omitiu as informações ou só passaram a ocorrer de três dias atrás pra cá? É por isso que passamos pra esses números de hoje. E o estado arrogava isso", disse Lúdio. 

Paulo Araújo (Progressistas), Ulisses Moraes (PSL) e Faissal Calil (PV) também estiveram em visita. Araújo, que faz parte da Comissão de Saúde da AL foi informado que os leitos quase estão lotados na Santa Casa de Cuiabá. 

Faissal, logo ao chegar na Santa Casa contou pelo menos seis óbitos e ainda relatou que muitos pacientes estão com sintomas, não foram notificados e outros notificados aguardavam vaga por UTI. 
Ulysses constatou que tanto no Metropolitano quanto na Santa Casa existem poucos leitos, mas o que mais chamou atenção é a sala de aparatos, local onde os médicos e enfermeiros fazem a troca de roupas. Lá não havia álcool em gel muito menos sabonete para que cada funcionário das unidades possa se limpar. "É uma vergonha não ter sabonete numa unidade de saúde", destacou o parlamentar. 

Nesta terça-feira (9), o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo disse que com a taxa de ocupação em 80% de todas as unidades de saúde para Covid-19, o sistema já está em colapso. Com isso, o Estado já decretou que nos órgãos públicos o feriado prolongado começa na quinta-feira e só retorna na segunda-feira. Em Várzea Grande o ritmo é o mesmo. 

Já em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro ainda está reunido com seu grupo de análise para decidir como vai funcionar o sistema de fechamento do comércio. Vale ressaltar que restaurantes, bares e restaurantes estão com funcionamento liberado a partir desta terça-feira (9).

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet