Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

10/06/2020 | 07:49

Ministério da Saúde não renova contrato e reduz capacidade de testes de Covid-19 em MT

Redação TV Mais News

A empresa responsável por fornecer materiais de testes de Covid-19 nos laboratórios centrais de todo país não teve o contrato renovado pelo Ministério da Saúde. Portanto, em Mato Grosso a capacidade de realizar exames será diminuída. Antes era possível realizar 1.500 testes por dia e a capacidade diária agora deve cair para 400.

Isso diminui a capacidade de responder em menos tempo aos testes e deixa mais defasado o mapeamento da Covid-19 no estado. Segundo Gilberto, essa falta de contrato vai prejudicar os trabalhos não só em Mato Grosso, mas sim em todos os estados do país. 

"O Ministério da Saúde não renovou o contrato com a empresa que faz teste. Esse contrato quem faz é o Ministério da Saúde e ele não renovou. A capacidade, que era para 1.500 testes por dia, caiu para 400 testes e isso cai também os números por dia. Estamos fazendo nosso trabalho, mas a todo momento tem um fato novo que é um complicador", comentou. 

O secretário criticou a gestão do Ministério, que em momento de números altos, o Governo Federal não renova contrato com a empresa que ajuda a desvendar as reais estatísticas. 

"Estamos recebendo mais amostra e agora teremos menos estrutura para dar o resultado. O que saia em até 48, agora pode demorar até 72h. No começo da pandemia a gente dava 40 resultados por dia. Chegamos a 1.500. Agora vamos baixar para 400 casos. Menos casos serão entregues por dia. Não é um problema que só Mato Grosso vai passar. É do país inteiro. Infelizmente, temos que trabalhar diariamente com esses casos que nos pegam de surpresa", concluiu Gilberto. 

"Eu queria ter notícias boas, mas tenho que ser transparente para a população. É importante que a população não seja enganada e que tenha uma perspectiva real das coisas. Mas, assim, não tem notícia boa. O caso está feio e vai piorar. Eu sei que tem muitos empresários me condenando, mas teremos que tomar decisões. Ou a vida das pessoas ou aspectos econômicos", pontuou o secretário sobre o momento de crescimento dos número de pacientes com Covid-19. 

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet