Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

10/06/2020 | 07:50

Mais de 600 casos suspeitos de coronavírus ainda aguardam análise do Lacen-MT

Redação TV Mais News

De acordo com o ultimo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, sobre a situação epidemiológica do coronavírus em Mato Grosso, até o final desta segunda-feira (08) restavam 605 amostras aguardando análise do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT). Alguns exames podem demorar até 48h para serem liberados.

Conforme explicou a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, ao Olhar Direto, a demanda cresceu assustadoramente nos últimos dias. Até o fim de maio, o laboratório chegou a receber 500 amostras em um período de 19h. No início da pandemia, eram 70 testes por dia.
 
Até esta segunda-feira Mato Grosso havia notificado 4.243 casos de Covid-19. Na mesma data, conforme a Secretaria de Saúde, 9.487 amostras já haviam sido avaliadas pelo Lacen-MT. 
 
Atualmente, o Lacen-MT opera em dois turnos, que começam das 6h e vão até às 20h, inclusive aos finais de semana e feriados. 

A empresa responsável por fornecer materiais de testes de Covid-19 nos laboratórios centrais de todo país não teve o contrato renovado pelo Ministério da Saúde. Antes era possível realizar 1.500 testes por dia e a capacidade diária agora deve cair para 400. 

Isso diminui a capacidade de responder em menos tempo aos testes e deixa mais defasado o mapeamento da Covid-19 no estado. Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, essa falta de contrato vai prejudicar os trabalhos não só em Mato Grosso, mas sim em todos os estados do país. 

O secretário criticou a gestão do Ministério, que em momento de números altos, o Governo Federal não renova contrato com a empresa que ajuda a desvendar as reais estatísticas. 
 
O Laboratório é uma unidade de referência para o Estado, reconhecido pelo Ministério da Saúde. Embora outros laboratórios ofertem o exame, eles realizam as coletas e encaminham as amostras para fora de Mato Grosso.

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet