Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

10/06/2020 | 08:05

Se feriado prolongado não surtir efeito, VG poderá ter lockdown de 14 dias

Redação TV Mais News

O lockdown (fechamento total) de Várzea Grande poderá ser uma realidade caso o prolongamento do feriado, adotado pela prefeita Lucimar Sacre Campos (DEM), não surta efeito a partir da próxima quinta-feira (11). A cidade poderá ficar duas semanas em contenção total. A situação é bastante alarmante, já que nesta semana o município começou a ter dificuldades para regular leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De forma contundente, o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, frisou que sem o fechamento preventivo por quatro dias – caso não tenha surtido efeito – o lockdown por 14 dias seguidos, será a única forma de se evitar que cenas trágicas vivenciadas na Itália e no Equador, com pessoas morrendo em casa, aconteçam.
 
O secretário foi severo ao afirmar que somente a prática do distanciamento social irá preservar vidas e alargar o pico de contaminação. “Quanto mais tempo se ganha, mais chances de atender e salvar vidas vamos tendo. O colapso no sistema de saúde já existe!”.
 
Diógenes acrescentou ainda que nessa semana Várzea Grande passou a registrar dificuldades em regular pacientes para um leito de UTI. “Se há essa dificuldade é porque a disponibilidade não existe mais”.
 
O lockdown foi constantemente debatido pelo Comitê na reunião de hoje, mas conforme os seus membros, o feriado prolongado poderá ser um teste valioso para se perceber os efeitos do distanciamento, e consequentemente, o comportamento da população e dos setores econômicos.
 
“Tivemos medidas duras no início dos primeiros casos de Covid-19, em Várzea Grande, mas a flexibilização vem provando que a doença está evoluindo com muita velocidade. O momento atual vem exigindo ações drásticas, mas eu não quero ficar dentro de um gabinete assinado decretos e mais decretos sem saber como isso vai impactar sobre nossa cidade. O que precisamos, e eu insisto, é de união de todos os segmentos e poderes para que haja efetividade, resolutividade em tudo que for decidido”, argumentou a prefeita.
 
“Tudo que a gestão pública de Várzea Grande vem fazendo desde março, início da pandemia no Brasil, é buscar o equilíbrio entre a manutenção da vida e do ciclo econômico. Não podemos esperar mais, a população tem de fazer sua parte, ficar em casa, evitar aglomerações e levar a sério o distanciamento social. Todas as decisões tomadas aqui, hoje, vão refletir diretamente na vida das pessoas, no desenvolvimento de Várzea Grande e impactar sobre o futuro”, acrescentou Lucimar.
 
Feriado prolongado
 
A prefeitura de Várzea Grande, assim como o Governo do Estado, vai editar ainda nessa semana, por meio de decreto, a extensão do feriado nacional religioso de Corpus Christi, que é celebrado no próximo dia 11 e ponto facultativo na sexta-feira (12) no Poder Público.
 
A medida é uma tentativa de desacelerar a evolução do número de novos casos de Covid-19 e do colapso nas unidades de saúde. Desta forma, assim como o Governo do Estado, o município prorrogará o feriado para quinta, sexta, sábado e domingo.
 
Até o fim da tarde da última segunda-feira (08), Várzea Grande havia registrado 22 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Os casos confirmados da Covid-19 se aproximam dos 400. Porém, a estimativa é que esse número seja muito maior, devido a subnotificação.

Fonte: Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet