Mato Grosso,
Domingo,
19 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/06/2020 | 19:19

Cuiabá muda horário de salões e autoriza retorno de aulas em cursos específicos

Redação TV MaisNews

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), baixou nesta quarta-feira (10) novo decreto que altera o horário de funcionamento dos salões de beleza, barbearias e congêneres em Cuiabá. Além disto, também foi autorizado o retorno dos cursos de idioma e os da área da Saúde. Todos eles terão regras específicas para evitar aglomeração.
 
A partir de 15 de junho de 2020, a atividade econômica de prestação de serviço no segmento de salão de beleza, barbearia, cabelereiro e congêneres, passará a funcionar das 13h às 19h.
 
Além disto, o prefeito também autorizou – a partir de 15 de junho - a retomada gradativa e segura das atividades econômicas de cursos de idioma em geral; pós-graduação específicos da área da saúde, bem como aulas práticas de ensino superior e técnico de cursos na área da saúde, com turmas de no máximo 12 alunos.
 
As empresas precisarão respeitar as seguintes medidas: I - reiterada higienização antes e após a realização das atividades educacionais; II - oferta permanente de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel; III - uso obrigatório de máscaras pelos alunos bem como pelos funcionários e/ou colaboradores que laboram no local; IV - observância, na realização das atividades educacionais, de distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) entre os alunos; V - diminuição do uso do ar condicionado para climatização dos ambientes fechados, especialmente em locais com circulação de quantidade significativa de pessoas, devendo-se manter, no mínimo, 01 (uma) porta ou 01 (uma) janela abertas, visando a circulação do ar no local; VI - afixação de cartazes informativos e educativos referentes às medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19) em lugar facilmente visível; VII - aferição de temperatura corporal dos alunos, funcionários e colaboradores na entrada do estabelecimento, mediante termômetro infravermelho, sendo que nas hipóteses de temperatura corporal acima da normalidade (37,5º C) a entrada deve ser impedida; VIII - dispensa obrigatória de comparecimento pessoal nas unidades, dos profissionais e auxiliares pertencentes ao grupo de risco, bem como de estudantes nas mesmas condições.
 
As atividades de bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres em funcionamento no município de Cuiabá, inclusive aqueles que atuam dentro dos shoppings centers, devem observar o horário de funcionamento, de terça à domingo (e feriados), das 11h às 15h para almoço e das 17h30 às 21h30 para jantar.
 
“Especificamente em relação a bares e congêneres fica vedado o atendimento do cliente diretamente no balcão ou ainda quando estes estejam em pé dentro do estabelecimento, evitando assim circulação e aglomeração de pessoas no respectivo ambiente”, diz trecho do decreto.
 
Toque de recolher
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), declarou durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (10) que, por enquanto, não irá recorrer ao lockdown na capital mato-grossense. Porém, o gestor resolveu decretar toque de recolher a partir do próximo sábado (13), do fim da noite até o início da manhã. A medida seguirá vigente por 15 dias.
 
O toque de recolher começa a vigorar a partir do próximo sábado (13). Das 22h30 até às 05h, estará proibida a locomoção dos cuiabanos na cidade. A duração da medida será de 15 dias corridos e terá fim no dia 28 deste mês, podendo ser prorrogada.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet