Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Agronegócios

01/09/2017 | 15:23

Ação ambiental completa aniversário com a marca de 80 mil mudas plantadas

Da Redação

Na manhã do último sábado (26/08), o projeto Recuperando Nascentes completou cinco anos de atuação na região sul de Mato Grosso.  Com as ações do projeto é possível regularizar a produção de água nestas localidades, promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

Na ocasião, mais de 150 pessoas participaram da ação e 1.500 mudas foram plantas na Fazenda Sperotto, propriedade que possui seis nascentes e trabalha com o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Com a 60ª edição, o projeto atingiu a meta de 80 mil mudas plantadas nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Itiquira e o distrito de Ouro Branco do Sul.

Todas as benfeitorias realizadas com o projeto, tem um único objetivo, que é transformar o meio ambiente na área de atuação da Cooperativa. É por isso que o projeto se baseia em preservar o curso da água das sub-bacias dos rios, que fazem parte das propriedades dos associados da Sicredi Sul, localizadas na região sul do estado, como forma de regularizar a produção de água nestas propriedades.

Ao longo dos cinco anos o Projeto Recuperando Nascentes ganhou reconhecimento nacional e internacional. Em Manaus recebeu o prêmio Concredi Verde, em São Paulo o prêmio Benchmarking Brasil, ficando ainda, entre os cinco finalistas no Way Cup, na Austrália, programa que premia boas ações nos pilares, econômico, social e ambiental no mundo.

Lembrando que todo o desenvolvimento do projeto é concretizado com base no Código Florestal vigente. As mudas utilizadas, com maior frequência, em áreas mais úmidas são, Imbaúba, Jenipapo, Buriti e Pombo. E em áreas mais secas, Aroeira, Ipê, Baru, Ingá, Angico e demais espécies.

O projeto é executado, por meio de uma parceria entre cooperativa e os donos da área. O proprietário interessado fica responsável pela disponibilidade do material necessário, assim como a mão-de-obra para auxílio na proteção da fonte. Já a cooperativa ajuda diretamente no plantio, disponibilização das mudas e corpo técnico para orientar os interessados quanto a necessidade de reflorestamento da área.

Segundo, Vicente Falcão, superintendente do Instituto Ação Verde, a parceria com o projeto acontece a cinco anos preparando, recuperando nascentes e dando sustentabilidade ao Meio Ambiente. “Desde o início das ações somos colaboradores e há dois anos intensificamos nosso trabalho com a presença de técnicos e monitoramento do plantio. Parabenizo a toda equipe da cooperativa pela grandiosidade e continuidade desse projeto que leva melhorias as condições ambientais da região sul de Mato Grosso”, frisou Vicente.

De acordo com o presidente da Sicredi Sul MT, Marco Túlio Duarte Soares cinco anos de projeto é um ato de muita celebração pelas conquistas adquiridas até aqui, vale ressaltar que o proposito não é salvar o planeta, mas sim contribuir com a sustentabilidade social e ambiental e acima de tudo ser exemplo para outras pessoas, instituições e cooperativas. “Por meio dessa ação firmamos nossa responsabilidade com o próximo e com o Meio Ambiente. Após cinco anos, a sensação é de alegria, dever cumprido e dizer que cada esforço tem sido muito válido”, pontuou.

O presidente da cooperativa, também agradeceu aos parceiros, colaboradores e falou dos próximos passos do projeto para o futuro. “60ª edição, 80 mil mudas plantadas graças ao esforço de todos que ao longo desses cinco anos tem apoiado e colaborado com o projeto. A partir de agora vamos procurar mais parcerias, pois sabemos que a cada mês uma ação é realizada, o que gera um custo muito alto para cooperativa. A princípio queremos reduzir os custos das ações com as parcerias, mas se não conseguirmos esse apoio continuaremos executando o projeto da forma como estamos”, finalizou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet