Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

19/06/2017 | 15:09

Muxirum da Alfabetização contemplará 11 mil jovens e adultos

Secom MT

O governador Pedro Taques, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, e prefeituras parceiras lançaram na tarde desta segunda-feira (12.06), no Palácio Paiaguás, o programa Muxirum da Alfabetização. A iniciativa tem como meta diminuir drasticamente a taxa de analfabetismo em Mato Grosso, alfabetizando cerca de 11.200 jovens, adultos e idosos, até dezembro de 2018.

A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 3,7 milhões no projeto.

O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destacou que a taxa de analfabetismo em Mato Grosso é de 5,9%, na faixa etária que vai dos 15 aos 69 anos, público-alvo do Muxirum.

“Esse é um dos compromissos mais importantes do governador Pedro Taques, e temos lutado muito para implementar. Acreditamos que ele vai dar certo, pois contamos com o envolvimento de toda a sociedade civil. Precisamos unir as denominações religiosas, sindicatos, comunidade, os profissionais, para que juntos consigamos avançar, reduzir e erradicar o analfabetismo em nosso Estado”, afirmou Marrafon.

O secretário destacou que a metodologia utilizada é inovadora, com alfabetização em até seis meses. “Esperamos alcançar 3 mil alfabetizados até o final deste ano. O que significa um recorde histórico, já que de 2010 a 2015 foram alfabetizados no Estado um pouco mais de mil pessoas. Nossa meta é atingir 11 mil pessoas. Porém, se conseguirmos realizar o fortalecimento das ações, vamos avançar para 15 mil pessoas”, enfatizou.

O governador Pedro Taques lembrou que as pessoas precisam de uma educação formal para que tenham melhor qualidade de vida.

“Elas precisam ser inseridas na sociedade em que vivem, para que possam criticar os políticos, votar, debater sobre a concretização de políticas públicas, por exemplo. Alfabetizar essas pessoas, para a nossa administração, é mais importante do que construir estradas, do que entregar viaturas para a polícia ou reformar escolas. Neste programa, estamos tratando de gente. Tratando as pessoas com respeito, dando a elas a oportunidade de ter um caminho melhor. Tirar as pessoas da escuridão é um compromisso de todos”.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet