Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

21/07/2020 | 07:46

Entenda como vai funcionar o atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 na Arena Pantanal

Redação TV Mais News

Entenda como vai funcionar o atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 na Arena Pantanal

Foto: Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, apresentaram nesta segunda-feira (20) a estrutura que abrigará o Centro de Triagem da Covid-19 que foi instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá. O objetivo, conforme os gestores, é auxiliar as prefeituras no diagnóstico, testagem, tratamento precoce e na distribuição de medicamentos contra a Covid-19. A unidade estará aberta a partir desta quinta-feira (23).

O acesso será das 7h da manhã até as 17h, com distribuição de senha a partir das 6h. Os atendimentos se estendem até às 19h, mas o acesso ao local se encerra às 17h. A previsão é de que cerca de 600 pessoas sejam atendidas por dia.


 
"É um serviço que criamos aqui para colaborar com aquilo que as prefeituras fazem nos PSFs, UPAs, e policlínicas. Agradeço a todos os profissionais que trabalharam muito para montar essa unidade", disse o governador, em coletiva de imprensa remota.
 
Mendes explicou que, em relação ao interior do estado, o Governo estará enviando nos próximos dias grandes lotes de medicamentos e testes rápidos para auxiliar as prefeituras. "Adquirimos 400 mil testes e recebemos doação de mais 100 mil. Vamos usar uma parte desses testes aqui no centro de triagem e também enviaremos outra parte a partir de amanhã para todos os municípios", disse.
 
Conforme o chefe do Executivo Estadual, o Centro de Triagem, ao tratar os casos já no início, deve ajudar a reduzir a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na rede pública de Saúde. “Melhorando o diagnóstico e a testagem, podemos diminuir a curva de contágio e fazer o tratamento precoce, diminuindo a necessidade de o cidadão procurar hospital e precisar de UTI", destacou.
 
Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a iniciativa irá contribuir para diminuir os casos graves da doença. "Esse não é um atendimento para casos agravados. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as UPAs. Por isso é importante que apenas as pessoas que tenham sintomas leves venham até aqui", afirmou, ressaltando que a unidade será uma extensão do Hospital Estadual Santa Casa.
 
Figueiredo contou que haverá 20 médicos para atendimento no local, além de profissionais para a triagem, testagem, equipamento de tomografia e toda a estrutura necessária ao público. Ele lembrou que os medicamentos só serão distribuídos à população com a receita médica, que poderá ser feita na própria unidade, caso o médico prescreva.
 
Para alguns fármacos, como é o caso da hidroxicloroquina, mesmo com a prescrição médica o paciente deverá assinar um termo de responsabilidade. "Nenhum cidadão receberá um medicamento que não seja prescrito e que ele não aceite tomar" concluiu.

Fonte - Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet