Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

10/08/2020 | 12:14

Manobras feitas na contramão estão entre as infrações mais frequentes no trânsito de Cuiabá

Redação TV Mais News

A realização de manobra na contramão está entre as infrações mais frequentes no trânsito, registradas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Diante desse cenário, tendo a preocupação voltada para a oferta de serviços com qualidade e segurança aos motoristas e pedestres, um dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica que está sendo instalados nas vias da Capital é a câmera que registra esse tipo de ilegalidade. 

Um dos pontos que receberam destaque, por conta do alto registro de acidentes, é o encontro entre as avenidas General Mello e Miguel Sutil. No local, mesmo com a existência de toda sinalização necessária, os condutores insistem em efetuar a arriscada manobra de conversão na contramão. A região é uma das que já receberam a instalação de uma câmera. 

Por se tratar de um equipamento híbrido, fará o registro de infrações como velocidade, avanço semafórico, parada sobre a faixa e conversão indevida. Por enquanto, a nova ferramenta ainda está em fase de testes, apenas como caráter orientativo aos motoristas. “A partir do momento que forem validadas as infrações, a Semob fará ampla divulgação para orientar e informar da existência desse equipamento de controle”, disse o supervisor do Centro de Controle de Mobilidade Urbana, Fabiano Dimitrio.i

Conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consta no capitulo XV que trata das infrações, artigo 207, é considerada infração grave, com penalidade de multa, executar operação de conversão à direita e ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização. Atualmente são empregadas para o trabalho de monitoramento, 30 unidades. Com essas novas aquisições, o número irá aumentar para 42 câmeras, ampliação de 40%, para as 150 faixas monitoradas. 

Os investimentos foram feitos por meio da licitação que resultou na contratação de uma empresa responsável pela manutenção, instalação e fornecimento de todos os equipamentos necessários para fiscalização eletrônica. A medida visa garantir maior segurança tanto dos motoristas como dos pedestres.

Recente levantamento realizado pela Secretaria aponta que as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça são as com maior fluxo de trânsito diariamente e, consequentemente, as que mais registram acidentes. Essas localidades foram tratadas com prioridade na instalação.

Outro investimento foi feito em equipamentos que possuem o sistema em OCR, que permitem a identificação das placas dos veículos, verificar algum tipo de sinistro e ou irregularidade. Além da aquisição de novas câmeras, a Semob investiu também em equipamentos mais avançados em tecnologia, como o aparelho detector de peso.

“Todos esses investimentos, que terão como principais resultados um trânsito mais seguro e tranquilo, fazem parte do pacote de ações da gestão Emanuel Pinheiro, que tem como meta de trabalho transformar Cuiabá em uma cidade boa para se viver”, pontuou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

 Fonte - Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet