Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

18/08/2020 | 08:21

O que é PIX? Veja como funciona o sistema de pagamentos do Banco Central

Redação TV Mais News

O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que deve substituir o TED e o DOC. A novidade teve regulamento aprovado pelo Banco Central na última quarta-feira (12) e começará a funcionar em 16 de novembro. Em testes desde o começo do ano, a plataforma se difere dos pagamentos bancários tradicionais, entre outros motivos, por liquidar transações na hora e ficar no ar 24 horas por dia, sete dias por semana. Veja a seguir, todos os detalhes sobre o novo jeito de fazer pagamentos e transferências.

O que é o PIX?
O PIX é um sistema brasileiro de transferências monetárias eletrônicas instantâneas. Gerido pelo Banco Central, ele visa ser uma inovação frente ao TED e ao DOC. Para isso, a ferramenta usa uma rede moderna que funciona 24 horas por dia de segunda a segunda e que engloba diversas instituições financeiras. Além de bancos, será possível fazer um PIX também por meio de aplicativos de pagamentos que hoje dependem exclusivamente da rede bancária para operar.

Assim como os ocorre com as transferências atuais, o sistema funcionará como ponte entre o pagador e o recebedor. Os dois lados da transação podem ser tanto pessoas físicas, pessoas jurídicas (incluindo entes governamentais) ou uma combinação entre elas. Na prática, a novidade promete ser um TED disponível a qualquer hora do dia, em uma quantidade maior de serviços, e com valor que cai na hora na conta do recebedor.

Como e quando o PIX vai funcionar?
Segundo o Banco Central, não será preciso instalar nenhum aplicativo adicional para utilizar o PIX. O sistema será integrado aos serviços já oferecidos por bancos, fintechs e estabelecimentos comerciais. Dessa maneira, o PIX deverá se tornar mais uma opção de transferência ao lado do TED e do DOC na hora de efetuar uma transferência pelo caixa eletrônico ou via Internet banking.

No entanto, ao contrário do TED e DOC, não será preciso informar número de conta e agência para iniciar uma transferência. No PIX, essas informações são substituídas pelo que o Banco Central chama de Chave PIX. A chave pode ser um CPF, CNPJ, número de telefone celular ou endereço de e-mail. Com essas informações, o usuário poderá ter também seu próprio QR Code e receber dinheiro via PIX por meio de pagamentos por aproximação.

O sistema de pagamentos começará a funcionar de forma restrita em 3 de novembro e será liberado para todos no dia 16 de novembro. Mas já será possível se cadastrar no sistema a partir do dia 5 de outubro.

Como se cadastrar
O cadastro deverá ser realizado na instituição financeiras na qual o usuário já tem uma conta. Bancos, aplicativos de pagamento, aplicativos de pagamento, corretoras de criptomoedas e demais fintechs irão disponibilizar o cadastro nos seus respectivos aplicativos ou sites. A partir de 5 de outubro, o usuário poderá acessar um menu do PIX e informar CPF, CNPJ, celular e e-mail que devem ser cadastrados nas suas chaves.

Quais tecnologias oferece?
O PIX funciona em uma infraestrutura de rede mais moderna que funciona independente do horário bancário. Por esse motivo, é possível enviar dinheiro para alguém a qualquer dia e horário, e o valor sempre cairá na conta na mesma hora. A liquidação só não é realizada imediatamente caso o usuário decida agendar o pagamento. A função é nativa do serviço, mas cada instituição pode decidir oferecê-la ou não aos seus clientes.


Além disso, a ferramenta conta com uma tecnologia integrada de QR Codes em duas versões. Na dinâmica, o código muda a cada nova transação e será mais indicada para o caixa de estabelecimentos comerciais. Além do valor, ele pode trazer detalhes de identificação da loja, entre outros dados. Já o código estático identificará um recebedor fixo e poderá contar ou não com valor pré-definido. Esse tipo de QR Code tenderá a ser mais usado por pessoas físicas.

Segundo o Banco Central, a rede do PIX também é mais segura, mesmo que custe mais barato. Como consequência, a instituição prevê uma menor barreira de entrada para novas fintechs. Consequentemente, a projeção é de maior competição pelo cliente, levando a um incremento na qualidade do serviço.

É preciso baixar algum aplicativo ou programa?
O PIX não exige o download de nenhum aplicativo ou programa adicional. As instituições que aderiram ao recurso deverão disponibilizar o novo serviço nos softwares que já possuem. É possível que determinada empresa altere ou lance novos produtos relacionados ao PIX e recomendem o download pelos clientes. No entanto, isso não deverá ser regra.

Qual o preço?
O PIX é muito mais barato para as instituições financeiras em comparação com o TED e o DOC. Enquanto as transferências tradicionais custam de seis a sete centavos, o PIX irá cobrar apenas um centavo a cada 10 transações. Há também preços diferentes para pagamentos agendados ou para liquidações durante a madrugada.

O Banco Central, no entanto, deixará livre para cada instituição definir se e como repassará esse custo aos clientes. Como meio de tranquilizar o cidadão, o BC avisa que irá monitorar eventuais violações ao direito do consumidor por conta de cobranças abusivas.

Fonte - Techtudo

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet