Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

24/08/2020 | 11:40

MT está entre os cinco estados que terão força para sair da crise

Redação TV Mais News

Uma reportagem publicada no portal Terra no último domingo (23), coloca Mato Grosso entre os cinco estados do País que devem encerrar o ano de 2021 com Produto Interno Bruto (PIB) acima do nível pré-pandemia (2019).

Também integram essa lista: Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro e Goiás. O cenário, segundo a publicação, ocorrerá em razão de esses estados terem suas econômicas puxadas por commodities agrícolas e minerais.
Os dados estão contidos no levantamento feito pela Tendências Consultoria Integrada.

Conforme a análise, os demais estados brasileiros precisarão de um maior impulso para recuperar os estragos provocados pela pandemia da Covid-19 na economia.

Dentre os estados analisados pelo economista da Tendências Lucas Assis, Mato Grosso do Sul deve ser o Estado mais resiliente no biênio 2020-2021 e deverá exceder em 2,7% o PIB de 2019.

O desempenho, segundo ele, será reflexo do avanço da produção agropecuária e da produção industrial.

"Com localização privilegiada, próxima de São Paulo, a indústria de celulose do Estado deve ser favorecida pela expectativa de ampliação da demanda asiática por papel tissue, pela tendência estrutural de substituição do plástico por produtos de papel e pelo câmbio brasileiro desvalorizado", explica Assis.

Ainda conforme ele, Mato Grosso e Goiás também serão beneficiados pela estrutura produtiva da região, pouco sensível à dinâmica nacional.

O estudo mostra ainda que, na região Centro-Oeste, o único que deve ter um desempenho negativo é Distrito Federal, em razão de sua dependência dos serviços públicos.

PIB do campo
No início do mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o chamado Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso deve crescer 19,3% em 2020 na comparação com o ano passado, chegando a um montante de R$ 129,83 bilhões.

Conhecido como o PIB do campo, o VBP mede o quanto a produção agrícola gerou de riqueza em um ano.

Fonte - Midia News

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet