Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

28/08/2020 | 08:40 - Atualizada em 02/07/2021 | 11:49

De olho na Olimpíada, Japão prepara meio bilhão de doses de vacina contra Covid-19

Redação TV Mais News

O Japão está fazendo um movimento agressivo para obter uma quantidade suficiente de doses de vacina contra a Covid-19 para inocular sua população quatro vezes, um impulso que o governo espera que crie a confiança necessária para que o país possa sediar a Olimpíada, que foi adiada do meio de 2020 para 2021. A informação é da agência de notícias Reuters.

O país está no caminho para ter ao menos 521 milhões de doses de cinco diferentes vacinas em 2021 (sendo que a população local é de 126 milhões). Há contratos assinados com diversas gigantes farmacêuticas.

- Você tem que apostar bastante para evitar não conseguir nada - disse Tomoya Saito, diretor do Instituto Nacional de Saúde Pública do Japão.

Assim como outros países desenvolvidos, o Japão está assinando múltiplos acordos porque algumas das vacinas podem falhar em exames clínicos ou necessitar de mais de uma dose. Essa é uma abordagem considerada prudente por especialistas. Ainda não é possível precisar os impactos da renúncia do primeiro-ministro Shinzo Abe nesta sexta-feira por problemas de saúde nesse plano.

Yoshihide Suga, principal porta-voz do governo japonês, afirmou que o país está trabalhando com os organizadores olímpicos para ver como vai proceder com a realização da Olimpíada e reforçando o esforço em garantir a segurança das pessoas com a aplicação da vacina. As várias companhias envolvidas nesse plano "provavelmente conseguirão entregar uma vacina entre o fim desse ano e março", é o que diz Suga à Reuters em uma entrevista nesta semana.

- Há inúmeras considerações, mas queremos seguir com a Olimpíada a qualquer custo.

Críticos alegam que o esforço japonês para a realização dos Jogos a qualquer custo têm caráter político.

- O plano é esperar um milagre e depois capitalizar sobre esse milagre, mas o prazo para isso está ficando cada vez mais estreito - falou Michael Cucek, professor de ciência política da Universidade de Temple.

As autoridades japonesas discutiram a realização de Jogos “simplificados”, que originalmente deveriam atrair 600 mil visitantes. Mas, mesmo com redução de público, o evento ainda envolveria cerca de 11 mil atletas de todo o mundo.

Dado o tamanho do evento e o número de pessoas envolvidas, é preciso que haja vacinação em massa, segundo Kenji Shibuya, diretor do Instituto de Saúde da População da King's College, em Londres, na Inglaterra.

Fonte - Globoesporte

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet