Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

20/09/2017 | 10:45

Secretaria de Saúde investe em sistematização para dar celeridade e transparência aos procedimentos

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está reestruturando suas unidades e investindo em redes de informatização e sistemas. O objetivo é oferecer humanização, celeridade e transparência nos serviços do Sistema Único de Saúde da Capital. Também é finalidade estabelecer padrões de funcionamento com qualidade no atendimento e melhores serviços na atenção à saúde, potencializar o controle gerencial da própria gestão e contribuir para o controle social.

As implantações sistêmicas que tiveram início em maio deste ano, já estão em pleno funcionamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, no bairro Pascoal Ramos e no Centro de Distribuição de Medicações e Insumos do Município de Cuiabá (CDMC) e começam a ser implantadas no Hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá (HMPSC) e na UPA Norte, no bairro Morada do Ouro. Ao término de ambas, será a vez do Laboratório Central de Cuiabá (Lacec) e da Central de Regulação do Município receberem as atualizações tecnológicas.

Conforme a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, a proposta será ampliada a todas às unidades das Atenções Primária,  Secundária  e Terciária visando à interligação das informações.  “Serão criados um prontuário único dos usuários, que vai possibilitar o acesso ao histórico dos pacientes em qualquer unidade de saúde do município em tempo real. Com essa ferramenta de informática, a equipe multiprofissional tem acesso a todos os procedimentos de saúde realizados anteriormente, aperfeiçoando as condições de avaliar o paciente”, frisou a secretária.

Altair Paixão, coordenador do CMDC pontua que o sistema também proporcionará o controle eficaz da distribuição de medicamentos e o gerenciamento de estoques tanto no CD quanto nas farmácias das unidades de saúde. “Os funcionários poderão registrar as informações das receitas no sistema em tempo real via web e o medicamento já será reservado para aquele paciente e conseqüentemente baixado no estoque. Isso nos permitirá trabalhar com estoque mínimo e máximo, garantindo segurança tanto para usuários quanto para as unidades de saúde”, acrescentou.

O coordenador Especial de Rede Assistencial da Tecnologia da SMS, Gilmar Souza Cardoso, destaca que outra vantagem do uso da tecnologia é o armazenamento de informações, que possibilita à Secretaria de Saúde ter acesso a dados estatísticos de forma ágil para realizar de maneira mais eficiente e rápida o planejamento e as estratégicas da pasta. “Não estamos apenas levando informatização para recepções, salas de triagem, de vacina, agentes comunitários, consultórios médicos e consultórios odontológicos das unidades. Estamos armazenando dados de saúde. E com eles, o sistema poderá informar quantos pacientes estão em atendimento ou foram atendidos em determinado horário, por faixa etária, bairro e sexo. Isso é controle interno transparente à população que nos subsidiará para levarmos a humanização dos serviços em saúde nas bases”, finalizou. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet