Mato Grosso,
Quinta-feira,
16 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

18/09/2020 | 08:13

Queimadas no Pantanal já superam em 16 dias todos os setembros; são 5,6 mil focos

Redação TV MaisNews

Queimadas no Pantanal já superam em 16 dias todos os setembros; são 5,6 mil focos

Foto: Mario Frienlander

Faltando duas semanas para o fim do mês de setembro, o Pantanal já bate o recorde histórico de queimadas para o mês inteiro, chegando a 5,6 mil focos de calor. No mesmo mês no ano de 2007, segundo a Folha de São Paulo, o bioma detinha o posto de maior número de incêndios, com 5.498 focos de calor registrados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O valor era o terceiro maior registro de fogo para qualquer mês em toda a história documentada do Pantanal, ficando atrás somente dos 5.993 focos de incêndio observados em agosto de 2005 e dos 5.935 focos de agosto deste ano.

Setembro de 2007 ficou para trás com os focos de fogo registrados na quarta (16). Até o momento, o bioma já registrou 5.603 queimadas, número quase três vezes acima da média para o mês. Pelo ritmo diário de registro de fogo, setembro de 2020 será, com folga, o mês com o maior número de queimadas já registrado em toda a história no Pantanal.

A situação crítica e sem controle ocorre em meio ao período de estiagem do bioma, em um contexto em que mesmo a temporada de chuvas precedente foi seca em relação ao histórico climático da região e sem qualquer perspectiva de melhora.

A conjuntura gravíssima já estava no horizonte com o que foi observado nos meses anteriores. O primeiro semestre do ano foi o de maior número de queimadas na história do Pantanal, com o mesmo se repetindo no mês de julho. Agosto ficou pouco abaixo do recorde histórico.

Este ano já possui o maior número de queimadas registradas no Pantanal, com grande distância dos valores de outros anos. A alta histórica do fogo, que já destruiu o maior refúgio de araras-azuis do mundo e que ameaça áreas com onças pintadas, ocorre apesar da proibição de queimadas no bioma e na Amazônia, segundo decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicado no Diário Oficial da União em 16 de julho.

Enquanto o fogo consome Pantanal e Amazônia, na quarta, Bolsonaro afirmou que há "críticas desproporcionais à Amazônia e ao Pantanal".


Fonte: RD NEWS

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet