Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

21/09/2017 | 17:20

Secretário vai a Brasília debater desembargos ambientais de assentamentos de Nova Ubiratã

Da Redação

O secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã, Ari Antônio Basso, protocolou, em Brasília, proposta de resolução da lei que trata da regulamentação fundiária e dos embargos ambientais de propriedades rurais com tamanho igual e/ou inferior a 100 hectares de área.

Na capital federal, Basso se reuniu com o senador Cidinho Santos e os deputados federais Ezequiel Fonseca e o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Nilson Leitão.

Acompanhado pelo diretor executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto Teles Pires (Cidesa), Reinaldo Lóffi, o gestor municipal apresentou dados que comprovam os prejuízos ocasionados pelo embargo ambiental coletivo imposto aos pequenos agricultores do P.A Boa Esperança (I,II e III), no Distrito Entre Rios, situado a 150 km de Nova Ubiratã, onde vivem mais de 400 famílias.

“O embargo ambiental trás prejuízos imensuráveis a agricultura familiar já que impossibilita o acesso a linhas de créditos. Sem recursos financeiros sobreviver da terra é inviável”, justifica o secretário.

Segundo ele, o ciclo de reuniões foi satisfatório e serviu para colocar os representantes federais a par do drama vivenciado no município que conta com cerca de 1,2 mil pequenas propriedades rurais.

“A maioria desses produtores enfrenta algum tipo de dificuldade, seja pela lentidão do processo de reforma agrária ou pelas sanções ambientais impostas de forma arbitrárias e imprudentes. O deputado Nilson Leitão se comprometeu em levar o assunto para análise da Câmara Federal e em seguida nos dar um posicionamento”, assinala.

“Senti muita firmeza no compromisso firmado pelo deputado Leitão, volto pra Nova Ubiratã com a sensação de dever cumprido e a esperança de dias melhores”, complementa o secretário de Meio Ambiente.

Antes de retornar para Mato Grosso, a comitiva ainda se reuniu com representantes da secretaria de Mobilidade Social e Cooperativismo e o secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Nery Gueller, para reivindicar a agilidade nos processos que envolvem a agricultura familiar.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet