Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

20/09/2020 | 17:44

Estado: pandemia não irá atrapalhar os próximos anos de gestão

Redação TV MaisNews

Estado: pandemia não irá atrapalhar os próximos anos de gestão

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou que o Estado não teme que resquícios da pandemia da Covid-19 possam dificultar os dois últimos anos de gestão do governador Mauro Mendes (DEM). 


Em entrevista ao MidiaNews, Carvalho avaliou que o momento de ajustes e "aperto dos cintos" vivido pelo Executivo durante o primeiro ano à frente do Palácio Paiaguás facilitou os trabalhos da gestão no enfrentamento à pandemia.

Ele ainda pontuou que o Estado segue fazendo levantamento de contratos e que operações - como as deflagradas nas últimas semanas pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Civil - não são vistas com surpresa pela gestão, sendo resultado de denúncias feitas pelo próprio Governo.

Confira a entrevista abaixo:

MidiaNews - Secretário, na sua avaliação, qual foi o ano mais complicado para o Governo do Estado: o primeiro, quando teve que "arrumar a casa" sob protesto de segmentos e servidores, ou neste, com a pandemia?

Mauro Carvalho - São momentos diferentes. No ano passado, nós realmente consertamos o Estado de Mato Grosso financeiramente e agora temos, com essa pandemia, um momento muito triste para as famílias, para a sociedade, para o mundo todo. Mas são momentos distintos, um foi econômico e o outro trata de vidas humanas, e devem ser tratados de formas diferentes também.

MidiaNews - Não acredita que, de alguma forma, os resquícios dessa pandemia podem atrapalhar os próximos anos de gestão?

Mauro Carvalho - Não, de forma alguma. Acho que o primeiro momento, que foi o momento econômico, é o que está fazendo com que a gestão do governador Mauro Mendes faça todos os investimentos necessários à Saúde, na refoma dos hospitais regionais, na construção de mais três novos hospitais regionais, na ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, na aquisição de equipamentos. Então, esse momento econômico proporcionou esse investimento na área da Saúde. Nós estamos hoje em uma situação ainda muito preocupante, mas estamos com uma ocupação os leitos de UTI na casa de 60%, 65%, bem diferente do que nós atravessamos há tempos atrás. 

MidiaNews - As queimadas no Pantanal vêm tomando os noticiários todos os dias. O Governo Federal está efetivamente auxiliando Mato Grosso a combater as queimadas ou está sendo ausente?

Mauro Carvalho - O Governo Federal tem apoiado por intermédio do Exército, em uma operação em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras. Está todo mundo envolvido, não só em relação às queimadas, mas também no combate ao desmatamento ilegal. Isso é um projeto único. O Governo sempre preservou a legalidade das coisas de uma forma extremamente transparente. Nós queremos, sim, um desenvolvimento para o Estado de Mato Grosso, mas um desenvolvimento sustentável.

 
MidiaNews - Nas últimas semanas, tivemos duas operações deflagradas que atingiram diretamente o Governo do Estado. Uma que investiga irregularidades cometidas pela empresa Rio Verde Ganha Tempo, responsável pelas unidades do Ganha Tempo no Estado, e uma do Gaeco contra empresas que recebiam incentivos ilegais do Prodeic, mediante o pagamento de propina. As fraudes ocorreram em gestões anteriores, mas são fantasmas que devem continuar assombrando o governo atual?

Mauro Carvalho - Isso é resultado de uma atitude que o governador Mauro Mendes tomou desde o primeiro dia da sua gestão , de levantar todos os contratos que pessoas e empresas têm com o Governo de Mato Grosso. Vários contratos foram reexaminados, vários diminuíram significativamente os preços - como de aluguéis de carros, de fornecimento de ar-condicionado, de internet. Então, essa é uma atitude da gestão do governador Mauro Mendes. No caso do Ganha Tempo, nada mais foi do que uma investigação que estava em uma situação desconfortável na Seplag [Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão] e na CGE [Corregedoria Geral do Estado], e foi encaminhada essa denúncia para a Polícia Civil, que tomou todas as atitudes em relação aos levantamentos que foram feitos na gestão do governador Mauro Mendes. 

MidiaNews - Essas operações não são vistas com surpresa pelo Estado, então? Outras podem surgir?

Mauro Carvalho - De forma nenhuma nos pegou de surpresa. E nós estamos levantando todos os contratos do Estado. Se a gente encontrar qualquer irregularidade, voltaremos a denunciar. 


Fonte: MidiaNews

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet