Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

26/06/2017 | 15:24

Devoção e Fé marcam a retomada da tradicional Lavagem do Rosário

Prefeitura de Cuiabá

Devoção e Fé marcam a retomada da tradicional Lavagem do Rosário

Foto: Marcos Vergueiro

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, prestigiaram na manhã deste sábado (24), na Igreja do Rosário e São Benedito, o ritual de retomada da “Lavagem do Rosário” pelas matrizes africanas e da benção do senhor Antônio Mulato, o mais antigo quilombola de Mato Grosso, com 112 anos.

O evento, que teve início às 7h da manhã com o tradicional “tchá com bolo”, marca as comemorações que antecedem a tradicional festa do padroeiro da cidade. Centenas de pessoas, representantes de entidades da cultura afro, devotos do Santo e simpatizantes participaram do ato.   

Em meio a uma mensagem de “paz”, rosas brancas e azuis e essência de alfazema, povos e credos se uniram em uma das mais belas e mais importantes manifestações culturais e religiosas do povo afro no estado. A proposta do evento foi integrar todos os povos de “fé”, proporcionando um momento de respeito e união entre as mais diferentes crenças. Além de poder torná-lo parte do calendário oficial da cidade e dos festejos de Nossa senhora do Rosário e São Benedito.

Baseada nesta mensagem o Padre Marco Antônio Oliveira Santos, reiterou que a igreja comunga com todos o amor e a fé em Deus, que faz parte da vida de todos. “A missão da igreja é a união das pessoas e que nós somos todos tementes a Deus. Para isso é preciso que consigamos despertar em nossos corações o respeito e o amor ao próximo, independente de religião. Este encontro aqui entorno da nossa paróquia representa um caminho na busca do fim dessas diferenças”, frisou o padre.

Para o vice-prefeito Niuan Ribeiro, a mensagem de paz e fé, dentro desta harmonia com a cidade, só faz enriquecer a cultura local. Ele ressalta que a Prefeitura de Cuiabá é uma administração ecumênica voltada inteiramente ao respeito às devoções de todos os povos, que fazem de Cuiabá sua morada.

“É muito bom estar com vocês aqui e poder participar de um resgate cultural dessa relevância para nossa Capital e para o povo Afro. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro estamos aqui para dizer que apoiamos esse tipo de ato, que só fortalece as nossas tradições.  A cidade pulsa como o coração de cada um de nós. E o nosso desejo é que este belíssimo ritual de Lavagem do Rosário permaneça e continue abrilhantando nossa cidade, antecedendo as festividades do nosso santo padroeiro”, ressaltou o vice.

No ponto de vista cultural, o secretário Francisco Vuolo destacou o simbolismo que representa este evento para a cultura cuiabana, que descende de origens africanas. Ele enfatiza a importância de resgatar a cerimônia, que também acontece em outras cidades brasileiras.  

“É muito bonito presenciar a fé das pessoas, ainda mais representadas através do seu folclore, concebidas por ornamentos e aparatos que as identificam pela fé, embaladas por cânticos e rituais. Quero parabenizar todas as matrizes africanas que participaram da organização. Fico muito orgulhoso de ter sido convidado para sre padrinho do evento”, comtemplou Vuolo.

De acordo, com a responsável pela organização da lavagem, Lindice Catarina de Sá, os obstáculos para fomentar o evento foi uma luta constante. Porém a maior vitória das entidades e federações foi a união de todos.

“Sedimentar esse ato cultural para nós representantes do Axé é uma alegria imensa, só temos a agradecer. Quero a gradecer o apoio dos festeiros de São Benedito, do Padre Marcos, da Prefeitura de Cuiabá, enfim, de todos que tornaram possível que este evento fosse realizado, mas principalmente, a toda a população cuiabana que veio aqui nos prestigiar, o nosso muito obrigado. A partir de agora, que a cada ano que passar estaremos empenhados em proporcionar este momento rico de amor e fé, evidenciando cada vez mais o nosso povo em integração com a sociedade”, emocionou-se a organizadora.

A tradicional Festa de São Benedito começa a partir do dia 27 de junho e vai até o dia 02 julho, na praça do Rosário e São Benedito. 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet