Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

22/09/2020 | 12:15

Shopping da capital apoia o movimento Salve o Pantanal

Redação TV Mais News

Shopping da capital apoia o movimento Salve o Pantanal

Foto: Divulgação

O Pantanal Shopping apoia o Movimento Salve o Pantanal, uma iniciativa do trio de profissionais de audiovisual no Estado Karol Nascimento, Rodrigo Godoi e Jeferson Prado, que ficaram preocupados com a queimada sem precedentes na região e decidiu agir em prol da preservação da fauna e flora locais. O movimento foi abraçado por instituições mato-grossenses como a Ecotrópica – Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos, organização não governamental com sede em Cuiabá, que está arrecadando doações e recursos para ajudar as equipes e os moradores da região no resgate de animais e no combate ao fogo. 

Como contribuição, o empreendimento, que também leva o nome deste bioma brasileiro tão importante, vai doar cerca de 3.600 litros de água potável e uma tonelada de frutas. Além dessas doações, o Pantanal Shopping ajudará a dar visibilidade à ação, divulgando o Movimento Salve o Pantanal em suas redes sociais (Instagram e Facebook), para mobilizar mais pessoas a apoiarem a causa, que visa salvar e preservar a fauna e a flora do Pantanal mato-grossense, conhecido mundialmente por suas belezas naturais. As doações podem ser feitas diretamente na vaquinha online realizada pela Fundação Ecotrópica para arrecadação de recursos (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/chamas-no-pantanal-ajude-fundacao-ecotropica). Quem quiser conhecer um pouco mais o projeto pode visitar o site da Fundação (http://www.ecotropica.org.br/) ou visitar as redes sociais do shopping, que contará mais detalhes dessa iniciativa.  

"O Pantanal Shopping é um empreendimento que preza pela preservação do meio ambiente e tem uma série de iniciativas de responsabilidade social e de sustentabilidade, que o tornaram referência no Estado. Os efeitos das queimadas são muito prejudiciais e nos sensibilizamos à causa para ajudar aqueles que estão no front, ajudando no resgate de animais e no apoio aos moradores da região", comenta o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes.

Karol Nascimento conta que a ideia do movimento surgiu após trabalhos que o trio fazia sobre as queimadas no Pantanal mato-grossense. Primeiro fizeram um vídeo para registrar a destruição. Depois criaram um perfil no Instagram (@Salveopantanal), que do dia para a noite ganhou milhares de seguidores. Mas eles queriam mais. Então procuraram instituições como a Fundação Ecotrópica para que estas recebessem as doações. "Precisamos salvar o Pantanal. Queimadas ocorrem todos os anos, mas de proporções como a deste ano, se ocorrerem de novo ano que vem, o Pantanal corre um sério risco de desaparecer", comenta Karol ao frisar que as pessoas precisam se conscientizar mais sobre a importância deste bioma para o ecossistema.

As doações feitas pelo Pantanal Shopping se juntam às outras que a Fundação já conseguiu. Até agora foram recebidas doações de alimentos e água para os animais, máscaras, soro fisiológico, álcool em gel, além de produtos de higiene e alimentação para moradores, profissionais, voluntários e equipes de resgate que estão trabalhando.

O Movimento

As ações do Movimento Salve o Pantanal concentram-se na região da Transpantaneira, do km 1 até o km 150, com atividade mais intensa entre os km 120 e 145. Do km 100 ao 150, quase todas as margens da estrada estão queimadas. Segundo a Fundação Econtrópica são mais de 30 dias de trabalho na Transpantaneira, mais de 80 dias de mão de obra em campo, e mais de quatro mil km percorridos. Até agora, mais de duas toneladas de alimentos foram arrecadados e distribuídos, além de centenas de materiais fármacos e EPIs. A instituição criou cerca de 10 ilhas de alimentação e fez o resgate e realocação de diversos répteis, além de identificação e alimentação de mamíferos saudáveis.

O presidente da Fundação Ecotrópica, Ilvanio Martins, agradece o apoio e as doações do Pantanal Shopping à iniciativa em defesa e da conservação do meio ambiente. Ele afirma que “as doações serão direcionadas à vida e à condição de vida do Pantanal enquanto durar a operação”.
  
A Fundação Ecotrópica tem por missão contribuir para a conservação  e a preservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistemas tropicais brasileiros. Através do seu Projeto de Proteção da Biodiversidade “in situ” foram adquiridas junto ao Parque Nacional do Pantanal, quatro áreas de fundamental importância: Acurizal, Penha e Rumo ao Oeste localizadas na Serra do Amolar, e a Dorochê, a nordeste do Parque. Estas áreas foram declaradas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s) e hoje somadas ao Parque Nacional do Pantanal chegam a cerca de 190 mil hectares de áreas protegidas. No ano 2000, as RPPN´s junto com o Parque Nacional do Pantanal foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e fazem parte também da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Queimadas no Pantanal

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registram mais de 15,4 mil focos de incêndio este ano até o dia 15 de setembro, o maior número já registrado na história do monitoramento na região do Pantanal. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estima que mais de 1,7 milhão de hectares do Pantanal já foram devastados.

Fonte - Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet