Mato Grosso,
Terça-feira,
7 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

27/09/2017 | 09:31

Portadores de necessidades especiais reforçam humanização do atendimento no São Benedito

Da Redação

Portadores de necessidades especiais reforçam humanização do atendimento no São Benedito

Foto: Marcos Vergueiro

Cumprindo o mote da gestão Emanuel Pinheiro, o Hospital Municipal São Benedito (HMSB) avança na humanização dos serviços públicos. Isso porque, a partir desta semana, integrarão o quadro de funcionários da unidade oito Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Além de reforçar a equipe, a contratação dá acesso ao mercado de trabalho pessoas que possuem limitação física, intelectual ou motora.  
 

Elizabete Márcia de Almeida é metade alegria e metade ansiedade. Ela passou no processo seletivo e agora é a mais nova assistente administrativa beneficiada pelo projeto. “Trabalho há 10 anos nessa área, tenho experiência. Mas, apesar disso, estava desempregada há oito meses. Muitos duvidam, mas infelizmente o preconceito existe. Já fui motivo de chacota em outras empresas onde trabalhei, pelo simples fato de ter lábio leporino. Aqui sei que não acontecerá isso, pelos valores da gestão Emanuel Pinheiro”.


De acordo com o diretor administrativo do HMSB, Álvaro Varela, a contratação visa à adequação da unidade a Lei nº 8.213 de 25 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências em relação a contratação de PNE. “A ação é imperativa à cartilha da gestão humanizada. O gestor público precisa ter essa sensibilidade. Acessibilidade ao mercado de trabalho é fundamental para essas pessoas, que muitas vezes representam o sustento do lar”.


É o caso de Jeferson César da Silva, o novo auxiliar de farmácia do Hospital. Mesmo a atividade não exigindo um grande desempenho de suas faculdades motoras, a paralisia infantil o deixou estático no mercado de trabalho por um ano. Mas a paralisia laboral agora é página virada. Ele, os quatro filhos e a esposa comemoram a oportunidade, já que a maior parte da renda doméstica provém dele.


De acordo com a gestora Geral e Segurança do Trabalho, Marcela Moreira, outros trabalhadores PNE ainda serão contratados nos próximos dias. Coube a ela a apresentação da estrutura organizacional do Hospital, bem como a função de cada servidor. “Queremos dar as boas vindas aos nossos novos integrantes da família São Benedito. Que vocês possam somar no cumprimento da nossa missão”.


Ao parafrasear o personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, João Menezes garante que ‘missão dada é missão cumprida’. “Sou dinâmico e proativo. O que mais quero é agarrar esta oportunidade para crescer profissionalmente”, sentenciou o novo auxiliar administrativo, ao revelar que estava desempregado há 10 meses.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet