Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Emprego

09/10/2020 | 08:08

Procura por emprego no país mais que dobra

Redação Tv Mais News

Com o retorno gradual das atividades econômicas, trabalhadores estão voltando a procurar uma colocação no mercado, mostra levantamento do site Banco Nacional de Empregos (BNE).

Entre janeiro e maio, foi registrada queda na procura por emprego na comparação com 2019. No entanto, a partir de junho, houve aumento na busca por recolocação em relação ao ano anterior.

O maior salto se deu em agosto: a procura mais que dobrou, de 827,5 mil em 2019 para 1,7 milhão de buscas neste ano. O mês também teve o maior número de candidatos buscando vagas em 2020 (veja no gráfico abaixo).

Comparando os quatro primeiros meses com os quatro seguintes de 2020, houve aumento de 70% na busca dos candidatos – de janeiro a abril foram 3,6 milhões de registros, ante 6,1 milhões de maio a agosto.



No saldo total de buscas por vagas no ano até setembro, a procura é menor em comparação com o ano anterior - queda de 15,7%.

Para Marcelo de Abreu, presidente do BNE, o segundo semestre será a corrida contra o tempo para a recuperação financeira dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19.

“Estamos no segundo semestre do ano e nitidamente os dados apontam uma movimentação maior do mercado de trabalho. A tendência é que aumente o número de vagas e de empregados neste segundo semestre. As empresas estão voltando gradativamente ao seu funcionamento, bem como as pessoas já estão buscando mais para se ativar ao mercado após o isolamento social causado pela pandemia”, disse.
O BNE faz a intermediação entre o candidato e a empresa de forma gratuita e paga. Atualmente há 442 mil vagas de 144 mil empresas e 22,2 milhões de currículos cadastrados.

Ranking de salários

A plataforma do site possui uma ferramenta que informa a média salarial de várias ocupações. Essas médias salariais são atualizadas semanalmente. A comparação é com o mesmo período do ano passado.

As áreas de tecnologia da informação e saúde figuram entre as que tiveram maior variação na remuneração. Já as funções relacionadas ao setor de serviços registraram as maiores quedas. Veja abaixo:


Veja o ranking das 10 variações salariais positivas:

Técnico de bioquímico: 25,23%
Gerente de TI: 15%
Médico: 14,91%
Engenheiro de software: 12,91%
Farmacêutico: 11,79%
Supervisor farmacêutico: 9,81%
Arquiteto de software: 8,33%
Desenvolvedor: 7,15%
Enfermeiro: 7%
Gerente de projetos: 6,79%
Ranking das 10 variações salariais negativas:

Fotógrafo: -8,74%
Panfleteiro: -6,14%
Floricultor: -5,98%
Babá: -4,95%
Operador de xerox: -4,26%
Comissário de voo: -4,06%
Taxista: -3,76%
Auxiliar de cinema: -2,61%
Supervisor de loja: -2,11%
Gerente de fast food: -1,47%

Fonte - G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet